Empresas de pequeno e médio porte do agronegócio buscam ficar grandes!

Empresas de pequeno e médio porte do agronegócio buscam ficar grandes!

Beatriz Resende - Consultora Organizacional, Palestrante & Conselheira de Carreiras.

Dra. Empresa- Consultoria Empresarial.
www.draempresa.com.br

Ter uma gestão profissional, com melhores práticas de mercado, não é mais privilégio de empresas grandes. Investir nisso também não. Há um número crescente de empresas menores, dentro do agronegócio, que tem buscado aprimorar o seu negócio, nos quesitos gestão dos processos, dos controles e informações, de pessoas e da comunicação interna, entre outros fatores.
Entendeu-se, e isto faz parte da evolução que o próprio mercado impinge a quem faz parte dele e quer ter aberturas e sucesso continuados, que é preciso fazer direito e que para ter maiores resultados de lucro, rentabilidade, marketshare e outros indicadores de desempenho que mantém o negócio vivo, é preciso trabalhar para entregar o melhor, dentro e fora da empresa. Não basta produzir mais com menos e ganhar muito. Os tempos mudaram e essa equação não fecha mais como antes. A premissa da gestão atual diz que o negócio precisa fazer mais, melhor, mais rápido, com menos, e com sustentabilidade. E as boas práticas de gestão dão suporte para que esses resultados sejam alcançados e, o mais importante, mantidos.
Temos vivido ciclos de cenários bons e ruins. Isto porque o agronegócio ainda tem conseguido se manter ou logo se reerguer frente a outros segmentos e realidades. Temos sido competentes para tal? Com certeza sim.

Minha vivência nesse setor não é grande como a de muitos que vão ler esse artigo. Mas, do que eu já vi, com tantos problemas econômicos, políticos, estruturais, climáticos e outros que os empresários dessa natureza de negócio passam, ainda considero que, num balanço positivo, temos visto mais ganhos do que perdas. Vou citar aqui uma lista de ganhos do setor, nos últimos anos, que sempre uso nas aulas que ministro sobre Gestão de Pessoas no Agronegócio:

Veja matéria completa na editoria Ponto de Vista, na edição 47 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

Fonte: CanaOnline

  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • CAPTCHA Image
    Refresh Image