Marcador metabólico vai ajudar aumentar o poder produtivo da cana

Marcador metabólico vai ajudar aumentar o poder produtivo da cana

A cana tem potencial de produção maior do que o que temos hoje

“Nas pesquisas com cana-de-açúcar, a biotecnologia é uma ferramenta que pode contribuir muito. Esta cultura, do ponto de vista agronômico e produtivo, é das plantas que mais conseguem converter energia solar em bioprodutos ou em sacarose. Tem um grande potencial. Mas na prática o produtor quer alcançar níveis de produção cada vez melhores. Por exemplo, querem ter planta com patamares de açúcar altos. Mas a cana tem potencial de produção maior do que o que temos hoje e a biotecnologia pode ajudar da melhor maneira a otimizar esse potencial.

No CTBE trabalho, juntamente com alguns parceiros, no desenvolvimento de uma nova forma de marcador que pode contribuir com esse objetivo. Buscamos o marcador molecular metabólico, que é como se fosse uma impressão digital do metabolismo. Todas as características de acúmulo de biomassa e de sacarose, que são as mais importantes para o produtor, dependem do metabolismo da planta. Tentamos usar esta tecnologia de marcador de modo que se consiga predizer a performance no campo de determinada variedade ainda quando é pequena. Desta forma, podemos encurtar o melhoramento de cana-de-açúcar convencional. Estamos atualmente em fase de validação nesta pesquisa.

Camila Caldana, bióloga e pesquisadora do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/CNPEM)

Veja matéria completa na editoria Holofote na edição 30 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

Fonte: CanaOnline

  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • CAPTCHA Image
    Refresh Image