Mulheres no comando da raça crioula

Mulheres no comando da raça crioula
(Foto: Mãe e filha dividem a administração da Cabanha Basca, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul)

Mariana Franco Tellechea cresceu no meio da criação de cavalos crioulos nos campos de um tradicional criador e um dos pioneiros na seleção da raça no sul do país. O pai, Flávio Bastos Tellechea, iniciou a criação em 1962 em parceria com o irmão Roberto Bastos Tellechea. A marca BT tornou-se um referencial da raça crioula no Brasil e no exterior, dona de cerca de 30 Freios – entre Ouro, Prata e Bronze – além de mais de prêmios em exposições morfológicas.
Na década de 1990, com o falecimento do patriarca, Mariana tomou a frente dos negócios da família com apoio da mãe, Lila Franco Tellechea. Na época, a filha Lila Tellechea Pinto, conhecida como Lilinha, tinha apenas seis anos. Hoje mãe e filha dividem o comando da Cabanha Basca, em Uruguaiana (RS).
- Minha mãe é o meu maior espelho, ela veio de uma geração em que as mulheres não entravam para o comando e ela foi a primeira no meio dos cavalos crioulos. Ela desbravou um espaço que hoje outras mulheres também podem usufruir, fez história – diz Lilinha.
Lilinha até tentou a vida longe da estância. Morou 11 anos fora da cidade, mas há quatro anos decidiu voltar e ficar perto da mãe e das coisas que gosta.
- Morar na cidade grande me privava de acompanhar o que eu gosto, que são as exposições e a fazenda. Trabalhar com ela é muito gratificante, ela me dá liberdade para fazer as coisas que eu penso e dá bastante espaço para isso.
Neste Dia das Mães, aqui vai uma homenagem de Lilinha para a dela.
- Quero desejar feliz Dia das Mães e te agradecer por poder dividir meu dia-a-dia e o meu trabalho contigo.
O Canal Rural deseja à Mariana e a todas as mães, especialmente àquelas que acompanham de perto as seletivas do Freio de Ouro neste domingo, parabéns pelo seu dia.
*por Núria Saldanha

 

Fonte: RuralBR

  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • CAPTCHA Image
    Refresh Image