Por ar e por terra: tecnologias são destaque na Coopercitrus Expo 2022
29-07-2022

As principais empresas e marcas do setor estão apresentando tecnologias inovadoras capazes de transformar o mercado agrícola.

Seja por terra ou pelo ar, a agricultura de precisão é um dos principais destaques da Coopercitrus Expo 2022, que proporciona aos produtores rurais, vivenciar uma experiência de imersão no agro 5.0.

Uma das novidades é o veículo autônomo R150, capaz de pulverizar a lavora sozinho sem a necessidade de operadores dentro da cabine. O superintendente de Tecnologia da Coopercitrus, Marcelo Bassi, explica que a nova tecnologia tem bateria para duas horas e capacidade de pulverizar 100 litros de calda.

"A tecnologia passa por todas as validações no aspecto da tecnologia de aplicação para depois prestarmos serviços aos produtores rurais. Ele é um micro trator, menor que um quadriciclo indicado para pequenas propriedades e operações terrestres. Além disso, por ser elétrico, gera sustentabilidade e tem baixo custo".

Complementando a aplicação terrestre, entra o drone DJI Agras T10, um dos pontos altos de negociação. Equipado com câmeras FPV duplas, oferece visibilidade dianteira e traseira mais claras, permitindo verificar o status do voo a qualquer momento. Além disso, seu holofote de alta luminosidade dobra a visão noturna do drone, criando mais possibilidades para operações.

Com bateria de voo inteligente, armazena 9.500 mAh de energia com garantia de produto de 1000 ciclos e permite carregamento rápido em 7 minutos. Essa bateria é compatível com carregamento instantâneo, sem necessidade de resfriamento, proteção de encapsulamento em nível de placa de circuito resistência à água e corrosão.

O gerente de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus, Tiago Aleixo, ressalta que a tecnologia auxilia o produtor a alcançar o melhor resultado: "O equipamento oferece suporte, treinamento e entrega, para que o cooperado consiga extrair o melhor da tecnologia. A aquisição desse equipamento vai ser um divisor de águas. O médio produtor tem mais oportunidades adquirindo um equipamento deste que vai no foco da infestação, do que adquirir um novo pulverizador", exemplifica.

Coopercitrus Expo

De volta ao formato presencial, entre os dias 25 e 29 de julho, Coopercitrus Expo 2022 está pronta para receber a visita de mais de 20 mil produtores rurais. Instalada em mais de 30 mil m2 na Fundação Coopercitrus Credicitrus, às margens da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, a feira conta com a união de mais de 160 empresas líderes do agro, entre fornecedoras de tratores, máquinas, implementos e insumos agropecuários, além de tecnologias agrícolas de precisão - sempre com apoio das principais agências financeiras do país e com planos especiais da Coopercitrus Corretora de Seguros.

Nayara C. R. Tavares Viana

Coordenadora de Comunicação