'Washington Times': China e Brasil provocam guerra comercial mundial sobre biocombustíveis
08-09-2017

Matéria publicada nesta quarta-feira (6) pelo Washington Post lembra que ao longo de sua campanha, o presidente Trump expressou apoio inabalável ao etanol dos EUA.

Times analisa que agora que ele está na Casa Branca, os líderes da indústria dizem que é hora de Trump fazer valer suas palavras com a ação, retornando fogo contra o Brasil e a China no que cada vez mais parece uma guerra comercial global sobre os biocombustíveis.

Segundo a reportagem a administração de líderes do setor de etanol, diz que está pensando sobre como responder à penalidade da China sobre as importações de etanol e, mais recentemente, uma mudança do Brasil para bater uma tarifa de 20% em todo o etanol americano após uma cota de 600 milhões de litros.

Espera-se que ambas as tarifas causem estragos na indústria de etanol dos EUA, que é altamente dependente dos mercados de exportação em crescimento na China, no Brasil e em outras nações ao redor do mundo.

Nem o Departamento de Comércio nem o escritório do Representante de Comércio dos EUA responderam aos pedidos de comentários sobre como a administração pode responder. Mas a pressão sobre a Casa Branca pode acelerar alguma decisão sobre como agir com China e Brasil, aponta WT.