Compartilhe:

2020 será um ano de extremos no que tange o florescimento

Segundo o consultor associado da Canaplan, Nilceu Cardozo, regiões mais ao norte do Estado de São Paulo, como Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, terão risco maior de ocorrência de florescimento. Já as regiões mais ao sul, como Paraná e Mato Grosso do Sul, devem ter uma ocorrência menor devido a restrição hídrica e a redução de temperatura, registrada principalmente entre o final de fevereiro e início de março.

O profissional participou na última semana do “Conecta Agro”, evento realizado pela Bayer e que discutiu a qualidade da matéria-prima e seu reflexo no processamento industrial. Segundo Cardozo, além do florescimento, produtores e usinas também devem ficar atentos à isoporização, fenômeno que não depende do florescimento para ocorrer, mas que pode ser impulsionado por ele.

A isoporização ocorre em momentos de maior déficit hídrico da safra, como nos meses de julho, agosto e setembro. “Devido aos prejuízos causados, é importante adotar medidas de controle, sendo a mais importante delas o uso de Ethrel, da Bayer, um produto que controla tanto o florescimento quanto a isoporização quando aplicado corretamente e na janela certa.

O Ethrel é uma importante ferramenta que deve ser bastante e bem utilizada visando agregação de valor aos produtores e usinas.”