4a Corrida Coplana Pegada Sustentável supera expectativa

A cada nova edição, mais participantes e uma energia cada vez maior. A quarta edição da Corrida Coplana Pegada Sustentável novamente chamou a atenção pela organização, que recebeu inúmeros elogios. A corrida é realizada pela Coplana – Cooperativa Agroindustrial, com apoio da Socicana e Sicoob Coopecredi. O evento aconteceu no domingo, dia 2 de setembro, no loteamento Nova Rocca, em Guariba, e mobilizou 601 corredores, o que representa um aumento de 33,5% em relação ao ano anterior. A corrida foi dividida em categorias e teve percursos de 5 km e 10 km, além da caminhada de 3 km.

O presidente da Coplana, José Antonio Rossato Junior, após ter corrido 10 km, participou da premiação. “É muito bacana ver a corrida crescer a cada ano. Começamos com um evento interno, voltado só para colaboradores e cooperados, e na segunda edição abrimos para o público. Este ano, as inscrições foram bem maiores e, com isto, conseguimos cumprir também nosso papel social de doar o montante arrecadado com as inscrições para a entidade Cristo Rei, de Guariba”, comentou. Mirela Gradim, superintendente da Coplana e vencedora dos 10 km da categoria colaborador feminino, também comemorou o sucesso da edição deste ano. “A participação dos atletas foi excelente. O evento foi um sucesso e alcançou os objetivos da Cooperativa, que é promover saúde, sustentabilidade e a união entre seus colaboradores”, avaliou.

O presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins, lembra que a Associação é parceira desde a primeira edição da corrida por enxergar no esporte uma ótima maneira de cuidar da saúde, melhorar a qualidade de vida e ajudar o próximo, que é a proposta do evento. “Foi a minha primeira participação, e vi que muita gente se prepara bastante para essa prova. O evento se torna maior a cada ano, e espero participar novamente no próximo”, comentou Bruno.

A campeã dos 5 km na categoria colaborador feminino, Tamíris Gregório Nascimento, contou que participou já da 1ª edição da Corrida Coplana - Pegada Sustentável, em 2015. “A partir daí descobri o gosto pelo esporte e não parei mais. Corri em todas edições, exceto no ano passado. A corrida é uma festa que promove integração e saúde, além da parte social de doar toda a renda arrecada com as inscrições para uma instituição social. A Corrida Coplana – Pegada Sustentável virou tradição e já estamos pensando no ano que vem”, completou Tamíris.

 

Os campeões elogiam a organização do evento

Sob fiscalização da Federação Paulista de Atletismo, os vencedores dos 5 e 10 km, cruzaram a largada com a sensação de superação. Miguel Luciano, 35 anos, de São Carlos, participou pela terceira vez da competição. Ele foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, vencendo a categoria 5 km geral masculino. Jaciane Barros foi a primeira mulher a chegar na prova de 5 km. A vencedora tem 30 anos e veio de Jaú para participar do evento. “A corrida foi muito bem organizada. Dá gosto participar de eventos assim”, disse.

Paulo Alves dos Santos, de 35 anos, veio de Parapuã, a mais de 300 km de Guariba, para participar pela primeira vez da Corrida, e pegou o primeiro lugar da categoria 10 km masculino. Já a vencedora dos 10 km feminino foi Thaynara Alves Pedroso, de 22 anos, de Barretos, consagrada bicampeã. “Fui vencedora também no ano passado e fiquei muito feliz porque vou casar na semana que vem, e o prêmio será usado para a lua de mel”, comemorou Thaynara, elogiando a Corrida Coplana.

Quem ganhou também foi o Centro Social Comunitário Cristo Rei, que além dos quase R$ 14 mil, valor das inscrições do público em geral, levou para o projeto mais de 300 kg de alimentos, fruto das inscrições dos colaboradores. Os representantes do Cristo Rei agradeceram aos organizadores do evento e parabenizaram a participação dos atletas, lembrando que a entidade vive de doções e que o valor recebido faria grande diferença.

Aliás, diferença foi exatamente a palavra utilizada por Rafael Antônio Ferreira, professor voluntário do projeto Mexa-se Talento, sobre a iniciativa. “Na primeira corrida, as inscrições foram doadas para o nosso projeto, e este dinheiro fez toda a diferença na alimentação das nossas crianças. O professor Anselmo investiu nas crianças, e hoje duas delas estarão nos representando nas Olimpíadas Escolares, que acontecerão dia 28, na Argentina”, agradeceu Rafael.

 

Resultado da Corrida Coplana Pegada Sustentável 2018

Os atletas da região foram destaques nesta competição que contou, também, com vários atletas de cidades mais distantes do estado de São Paulo, como Santos, Taubaté e Sarutaiá e até cidades mineiras, como Poços de Caldas. Confira a tabela abaixo com os nomes dos três primeiros colocados, o tempo e a cidade.

Geral:

10KM - Feminino

1º - THAYNARA ALVES PEDROSO - BARRETOS

2º- VIANCA PEREIRA - BIRIGUI

3º - MILENA MARA ANDRADE - ARARAQUARA

10KM - Masculino

1º - PAULO ALVES DOS SANTOS - PARAPUÃ

2º - EDSON ROBERTO BRITO SACCHETTO - RIBEIRÃO PRETO

3º - LUIS FERNANDO MEDEIROS - BRODOWSKI

5 KM – Feminino

1º - JACIANE BARROSO DE JESUS - JAÚ

2º - VALÉRIA SANCHES PRIETO - NOVAIS

3º - CAROLINE ALVES DOS SANTOS - PARAPUÃ

 

5 KM - Masculino

1º - MIGUEL LUCIANO - SÃO CARLOS

2º - MARCELO CABRINI - ARARAQUARA

3º - AILTON MESSIAS MIRANDA - CRISTAIS PAULISTA

 

Colaboradores Coplana, Sicoob Coopecredi e Socicana

10 KM - Feminino

1º - MIRELA CRISTINA GRADIM - TAQUARITINGA

2º - GIOVANA NOLASCO GIANGRECCO - JABOTICABAL

10 KM – Masculino

1º - ERNANE FELIX MELQUIADES - GUARIBA

2º - MARCOS TOSHIHISA TOYOSHIMA - JABOTICABAL

3º - RAFAEL CHIQUITELLI - GUARIBA

 

5KM – Feminino

1º - TAMIRIS DE CASSIA GREGÓRIO DO NASCIMENTO - GUARIBA

2º - MICHELLY DINIZ ALVES - GUARIBA

3º - SANDRA SOARES SILVA - MATÃO

5KM – Masculino

1º - ANDRÉ LUIS DA SILVA - GUARIBA

2º - DANIEL DUTRA PEREIRA - JABOTICABAL

3º - CAIO CESAR MADEIRA - GUARIBA