A cada 24 horas, a Cooperativa Pindorama produz cinco mil litros de biofertilizante
28-11-2025

Em 2024, Luciana Paiva, editorada CanaOnline, realizou na Cooperativa Pindorama, localizada no sul de Alagoas, o lançamento para o Nordeste do Livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito. O livro destaca a evolução do setor bioenergético com ênfase nas inovações. Uma delas é o uso dos bioinsumos, como a biotecnologia Microgeo.

Na ocasião, Klécio Santos, presidente da Pindorama, foi informado sobre o produto e seus diferenciais. Como Klécio é um gestor de vanguarda, pensou na possibilidade de ser mais um produto da Cooperativa, que já conta com um portfólio de quase 100 produtos no mercado.

Este ano, Luciana, com o Tour Técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro, retornou à Pindorama e visitou a bioestação com a tecnologia Microgeo instalada na Cooperativa. Danilo Vanderlei, gerente Agrícola, salientou que o biofertilizante é um aditivo para aumentar a microbiota do solo. “Faz cinco anos que adotamos o uso de biológicos, temos, inclusive uma biofábrica. E vimos que esse produto iria incrementar essa área. É o que acontece, o biofertilizante pode ser adicionado na vinhaça localizada, enriquecida com nitrogênio, também no cortador de soqueira e na pulverização, na cana e na fruticultura. “

A bioestação da Cooperativa Pindorama tem capacidade para 50 mil litros. Diariamente são retirados 10% do volume total, ou seja, 5 mil litros de produto, que segue para os cooperados a custo reduzido. Imediatamente é realizada a recomposição com o Microgel, que é diariamente. E em 24 horas tem novamente mais 5 mil litros disponíveis.

Os produtores de maracujá perceberam que o uso do biofertilizante além de deixar a planta com mais vigor, mais produtiva, ajuda no controle da fusariose do maracujazeiro, uma doença causada por fungos de solo do gênero Fusarium spp.

Veja mais detalhes no vídeo: