A cana começa pela variedade
30-09-2014

Setor amplia atenção sobre o tema variedades de cana e 8º Grande Encontro reúne mais de 700 participantes


Equipe CanaOnline

A escolha da variedade certa para os diferentes ambientes de produção de cana-de-açúcar passou a ser levado a sério pelo setor. Parece que cada vez mais, profissionais e empresas querem fugir do prejuízo da renovação antecipada de um canavial em decorrência da escolha das variedades erradas. Ou então, ambicionam maiores ganhos por meio de variedades de alto potencial.
Uma prova dessa nova tendência foi o público presente ao 8º Grande Encontro de Variedades de Cana de Açúcar, realizado pelo Grupo IDEA, dias 24 e 25 de setembro, Ribeirão Preto, SP, mais de 700 pessoas. O evento contou com 17 palestras, proferidas por especialistas brasileiros e estrangeiros, além de representantes de empresas, unidades produtoras e centros de pesquisa, os quais abordaram o que há de mais novo em relação ao desenvolvimento varietal canavieiro.
De acordo com Dib Nunes Jr, diretor do Grupo IDEA, o encontro atendeu as expectativas e atingiu o propósito de promover reciclagem de conhecimento, além de fomentar discussões capazes de auxiliar nas decisões estratégicas dos grupos canavieiros. O evento discutiu o desenvolvimento de novas variedades, tecnologias avançadas de manejo, combate a doenças e pragas, insumos para aumento de produtividade, gestão agrícola, entre outros temas.
O agrônomo Antônio Ribeiro Fernandes Junior, pesquisador da Ridesa/UFSCar (Estação Experimental de Valparaíso), explicou como tirar o melhor proveito das variedades RBs e apresentou novos clones RB superiores. Na oportunidade, apresentou o Censo Varietal 2014 SP e MS, o qual mostra que a variedade mais cultivada nesses estados é a RB86-7515, com 27,3% da área.
"As variedades RB ocupam as quatro primeiras posições de variedades mais plantadas nesses estados, somando, juntas, 54% da área", disse o pesquisador. Fernandes ressaltou ainda que a RB96-5902 vem ganhando muito espaço nos últimos anos. "Ela não é uma variedade precoce, mas de meio de safra". Segundo ele, esta variedade é resistente e possui elevado ATR no meio da safra. Sobre os novos clones (pré-liberações), o pesquisador da Ridesa/UFScar destacou a RB975952 (hiper precoce), RB985476 (média), RB975242 (tardia) e RB975201 (tardia), todas resistentes às principais doenças.
Veja matéria completa na próxima edição da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e receba todos os meses a revista grátis no celular – www.canaonline.com.br