A Cana-de-Açúcar ganha reforço contra daninhas na época úmida
28-04-2017

Stone, mais novo herbicida da FMC, já chegou ao mercado, prometendo ser uma ferramenta de peso no combate as daninhas no período úmido

Leonardo Ruiz

No final de fevereiro, a FMC AgriculturalSolutions realizou o Tour Stone, uma ação que visou apresentar ao universo canavieiro o mais novo herbicida de peso da Companhia para soca úmida e plantio: o Stone. O produto promete ser uma poderosa ferramenta que vai contribuir para que as unidades sucroenergéticas coloquem mais cana na esteira. O Tour, realizado nos municípios canavieiros de Ribeirão Preto, Piracicaba e Paraguaçu Paulista, reuniu cerca de 300 pessoas, entre produtores e representantes de cooperativas e de usinas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

“A programação do evento contou com visitas as usinas de cana de cana-de-açúcar e áreas em que foi aplicado o herbicida Stone para que os produtores pudessem ver os reais benefícios do produto. Também houve palestras da equipe técnica da companhia e participação na 3ª edição da Copla Campo, feira organizada pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), que tem como objetivo oferecer oportunidades de negócios aos produtores”, comenta o gerente de marketing cana da FMC, Vinícius Batista.


Segundo ele, o lançamento do Stone reforça ainda mais a parceria da Companhia com o setor sucroenergético. “Mesmo num momento difícil atravessado atualmente pelo segmento, a FMC busca lançar novos produtos com formulações inovadoras, diferenciadas e exclusivas com o objetivo de ajudar o produtor a maximizar a produtividade e reduzir custos. Isto prova o nosso compromisso e seriedade para com a cana-de-açúcar.”

Um herbicida de peso para a época úmida

Na época das chuvas, a cana vem que é uma beleza. Porém, quem nasce e cresce mais rápido que a cana são as plantas daninhas, já que, durante o período úmido, as condições climáticas, tais como umidade, temperatura e luminosidade, são mais favoráveis, influenciando diretamente na germinação, desenvolvimento e crescimento.

Por isso, é justamente no período úmido que a cana precisa de mais ajuda para vencer a matocompetição. Estimativas apontam que, durante esta época, as plantas daninhas podem reduzir até 42% da produção de cana por hectare.
Porém, o mercado canavieiro sempre careceu de herbicidas específicos para ser aplicados nesta época. É o que conta o técnico agrícola Orlando Aparecido Gomes, atuante na região paulista de Pirassununga. Gomes observa que são poucos os produtos que possuem moléculas adequadas para manejo das daninhas na época úmida. “O mercado precisa disso. E urgentemente.”

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico, da edição 41 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.