A cana-de-açúcar no mundo digital
29-08-2016

Completa dez anos a RGB, agência responsável por apresentar à cadeia sucroenergética os benefícios da comunicação digital


Clivonei Roberto

A cadeia sucroenergética está cada vez mais conectada. Os próprios empresários já perceberam as vantagens do mundo digital e já colhem frutos ao investirem e ousarem em comunicação. É cada vez mais nítido que, com a mídia digital, se consegue fazer um trabalho mais direcionado e eficiente para atingir o público alvo, além da interatividade e agilidade na troca de informações.

Tradicionalmente é o varejo que mais aposta no digital, mas o setor industrial e de bens de capital também está se modernizando, até porque se faz necessário aprimorar a maneira como se relaciona com seus clientes. Esta evolução já é perceptível no setor sucroenergético, que está mais aberto às novas realidades digitais. Independente do segmento em que atue, o empresário precisa estar antenado às novas tecnologias de comunicação.

Uma das grandes responsáveis por levar à cadeia sucroenergética os benefícios da comunicação digital foi a RGB, agência criada há dez anos em Sertãozinho, SP, por Junior, Ricardo e Rubens Galvani. Pioneira em comunicação digital na agroindústria canavieira, hoje atende grande parte das empresas desta cadeia – usinas, indústrias de serviços e de bens de capital, além de escritórios de projeto e inovação. “A RGB sempre trabalha em parceria, assumindo toda área de comunicação online do cliente”, diz Junior. Atualmente mais de 50% dos 563 clientes da agência são do setor.

ORIGEM
Há dez anos, o setor sucroenergético brasileiro passava por um franco período de expansão. Por reunir várias empresas da área, Sertãozinho, SP, cresceu a reboque do boom da cana-de-açúcar. “Vimos potencial de atender as indústrias em comunicação digital, que estavam mal atendidas na cidade”, sublinha Junior. No negócio, ele e seu pai utilizaram da experiência que já tinham no mercado. Rubens trabalhava com mídia digital em outra empresa, e Junior atendia clientes como publicitário.

No começo, além de pai e filho, a RGB tinha apenas um funcionário. “Mas rapidamente começamos a agregar novos profissionais”, recorda-se Junior. Hoje a agência tem 23 funcionários e uma rede de colaboradores que fornece serviços à distância.

Outro importante passo ocorreu há três anos, quando instalou uma filial em Ribeirão Preto. “Foi uma estratégia comercial, porque temos muitos clientes na cidade. Também nos ajudou a diversificar nosso portfólio de clientes”, explica Junior.

Veja matéria completa na editoria Comunicação na edição 35 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.