A Cana é 2 G
06-10-2014

Entra em operação, em Alagoas, a primeira unidade produtora de etanol celulósico em escala comercial do Hemisfério Sul

Luciana Paiva

Normalmente, quando a situação do setor sucroenergético está ruim, na região Nordeste o quadro é pior ainda. Mas, nesta safra, mesmo com cenário econômico caótico, os nordestinos têm o que comemorar. A primeira grande notícia, representa um marco para o setor sucroenergético: A GranBio, empresa de biotecnologia industrial 100% brasileira, iniciou produção na primeira fábrica de etanol de segunda geração (2G) em escala comercial do Hemisfério Sul. A Bioflex 1, unidade construída anexa a usina Caeté Matriz, em São Miguel dos Campos, Alagoas.
ENTENDA O PROCESSO
Em fevereiro deste ano, a equipe da CanaOnline visitou a Usina Caeté (Grupo Carlos Lyra) e as obras da Bioflex 1. Na ocasião, Luiz Magno Tenório de Brito, assessor diretoria-industrial da Caeté, contou que, em 2012, representantes da GranBio estiveram em Alagoas, com o governador Teotônio Vilela Filho e disseram que queriam montar uma unidade de produção de etanol de segunda geração utilizando a sobra do bagaço. E a região de São Miguel dos Campos foi a escolhida por ter a maior quantidade de usinas.
Veja matéria completa na edição 14 da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphone e recebe grátis as edições no celular – www.canaonline.com.br