A cana pode muito mais!
23-06-2017

As sementes artificiais de cana são gemas encapsuladas por uma cera que oferece ambiente controlado para multiplicação
As sementes artificiais de cana são gemas encapsuladas por uma cera que oferece ambiente controlado para multiplicação

O setor sucroenergético vive a expectativa da implantação do RenovaBio, o programa do Governo Federal para expandir a produção de biocombustíveis, visando a descarbonização do transporte, com base em uma política previsível e sustentável.A iniciativa destravará os investimentos em capacidade produtiva do setor sucroenergético, chegando em 2030 com 54 bilhões de litros de etanol, praticamente o dobro ante o fabricado atualmente.Mas a base do RenovaBio é o aumento de eficiência, ou seja, esse maior volume de produção deverá vir apenas de 20% do aumento da área com cana (hoje no Brasil está em torno de 9,5 milhões de hectares), os outros 80% deverão ser resultado da maior eficiência do processo produtivo.

“A contribuição da Syngenta é disponibilizar tecnologias que possibilitem ao campo ser cada vez mais sustentável. Anualmente, o investimento global da empresa em pesquisa e desenvolvimento ultrapassa 1 bilhão de dólares. Buscamos soluções inovadoras, como o Plene Emerald, que trará aumento de produtividade e reduzirá o custo do plantio de cana, importantes demandas do setor”, diz Leandro Amaral,

Um dos principais benefícios dessa tecnologia é simplificar o processo. As sementes artificiais são destinadas a formação de canaviais comerciais, o que aumentará em cerca de 30% a produção das usinas e dos fornecedores. “Isso sem falar no aumento de produtividade, já que o Plene Emerald é fabricado em nossa biofábrica e traz a mesma sanidade e vigor encontrados no Plene PB. O canavial formado a partir de viveiro com Plene PB, no primeiro corte, chega a apresentar 30 toneladas a mais que o canavial formado com cana comercial, no segundo corte a diferença é superior a 15 toneladas”, informa Amaral,diretor de Marketing Cana da Syngenta.

Muitos leitores da CanaOnline se admiraram com o formato do Emerald e questionaram não se tratar de uma semente convencional, àquela pequenininha, presente nas flores da cana. Na verdade, as sementes artificiais de cana são gemas encapsuladas por uma cera que oferece ambiente controlado para multiplicação. O Plene Emerald terá 5 centímetros e sua forma cilíndrica é para facilitar sua produção.
Veja matéria completa na editoria Capa na edição 43 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.