A eficiência na fabricação de açúcar
12-08-2014

A exigência por produtividade também chegou à fábrica de açúcar, e sua eficiência passou a ser medida, as usinas da Raízen, por exemplo, produzem uma média de 128 Kg de açúcar por tonelada de cana com Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) de 133,5Kg/tonelada de cana. 

Jorge Luiz Scaff, engenheiro e diretor da Reunion Engenharia, observa que a fábrica de açúcar está associada a recuperação, que é a relação entre a sacarose ensacada (cristalizada) e aquela que entrou na forma líquida, proveniente do xarope. Segundo ele, a recuperação depende também do tipo de estratégia de fabricação adotado, ou seja, utilização de uma, duas ou até três massas e que tipo de açúcar se deseja produzir. Recuperação de 75 a 78% para uma fábrica de duas massas e açúcar cristal branco direto é um bom parâmetro.
A eficiência, salienta Scaff, está mais relacionada às perdas de açúcar, seja por inversão da sacarose, destruição dos açúcares ou perdas de açúcar (açúcar de varredura, pó de açúcar e etc.). “Nas boas unidades industriais estes valores já são baixos. Valores de 99 a 99,5% de eficiência são normais”, diz. Já amédia de quilos de açúcar produzidos, depende de vários fatores. De quanto açúcar há na cana-de-açúcar (ou de quão "doce" a cana é), se há produção de etanol no processo e se o açúcar desejado é o branco direto, refinado ou até VHP.
Para Scaff, o ART da cana é uma boa medida, mas este parâmetro envolve também a produção de etanol. Ele indica a quantidade de açúcares na cana. Na safra atual, este valor está na faixa de 145 kg ART/t cana. Uma média geral seria algo em torno de 2,3 a 2,5 sacos de açúcar/ t cana.

Veja matéria completa na edição 12 da CanaOnline na editoria Matéria de Capa. Visualize no computador ou baixe o aplicativo grátis para tablet e smartphone – www.canaonline.com.br