“A energia voltará a ser remuneradora e a biomassa valorizada”
24-06-2016

Luiz Carlos Dalben, pioneiro no recolhimento de palha da cana, salienta que a biomassa não deve ser abandonada

O produtor de cana-de-açúcar Luiz Carlos Dalben é pioneiro no recolhimento de palha da cana. Desde 2004 recolhe e entrega para o Grupo Zilor, em Lençóis Paulista, para a produção de energia. Dalben sempre defendeu que para o produtor, fornecer a palha para a usina transformar em energia é uma fonte de renda extra.

No ano passado, a Zilor passou a adquirir palha de outros parceiros, além da agrícola Rio Claro, a qual Dalben é diretor. Com o apoio da usina, os produtores investiram na prática de recolhimento de palha, como no caso de compra de enfardadoras.

Mas este ano, está mais barato para a Zilor adquirir bagaço do que pagar pelo recolhimento de palha. Por isso, a quantidade de biomassa que deveria ser recolhida foi reduzida, e a usina contribui para que seus parceiros não fiquem no prejuízo. “Trabalhamos em sintonia. Sabemos que uma hora a energia voltará a ser valorizada e, com ela, a biomassa. Não podemos desistir, pelo contrário, devemos ir aprimorando cada vez mais essa prática, para melhorá-la e reduzir custos”, afirma Dalben.

A biomassa da cana-de-açúcar é uma fonte de energia limpa e renovável
Hoje, a capacidade instalada desta fonte no País é de 10 mil MW em potência. Mas, o potencial chega a 27%, ou seja, um número muito maior e que está sendo desperdiçado.

Atualmente, 160 milhões de toneladas de palha sobram no campo após a colheita. Dais quais, apenas 10% é recolhida e usada para gerar energia elétrica. É uma quantidade pequena perto do que o setor pode alcançar. Mas sem remuneração, esta biomassa se manterá por mais tempo adormecida no campo.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.