A escolha da planta a ser utilizada como adubo verde
02-02-2017

A Crotalária-juncea é o adubo verde mais utilizado nas áreas destinadas ao plantio de cana de ano e meio.

São várias as espécies consideradas como adubos verdes, entre elas estão: as crotalárias, labelabe, feijão-guandu, feijão-de-porco, mucuna, nabo-forrageiro, ervilhaca...

Dentre as características desejáveis de uma planta a ser utilizada como adubo verde os pesquisadores citam: possibilidade de mecanizar a cultura, do plantio à colheita de sementes; não ter sementes dormentes; possuir sistema radicular vigoroso e profundo; fixar nitrogênio do ar atmosférico; ter sementes de fácil obtenção; ter crescimento rápido para controlar plantas daninhas; possuir mecanismos, ou sintetizar compostos, que auxiliem no controle de pragas.

Para os pesquisadores, a crotalária juncea possui todas estas características e, por isto, é o adubo verde mais utilizado nas áreas destinadas ao plantio de cana de ano e meio. O acúmulo de matéria seca (MS) pela crotalaria juncea semeada em outubro tem variado em torno de 15 toneladas, com concentração de nitrogênio oscilando ao redor de 20 g de N por kg de MS. Assim, para produtividade de MS de 15 t/ha, a quantidade de N fixada e, ou, reciclada é de 300 kg por hectare.

Nas áreas em que se incorpora a crotalária ao solo, comparativamente ao pousio, tem ocorrido incremento de produtividade da ordem de 15 toneladas de colmos por ha, na cana.

Segundo estudos, em áreas densamente infestadas com capim marmelada, verificou-se que a inclusão da crotalária, no sistema aumentou em 320% a massa de N sobre o solo, pois o acúmulo pela vegetação natural da área de pousio foi de 66 kg de N/ ha, enquanto na área com a crotalária este acúmulo ultrapassou a 250 kg/ ha, quantidade suficiente para assegurar uma produção de 230 t de matéria natural de cana por hectare.

Mas a crotalária é uma leguminosa de verão, deve ser colhida no máximo até março. Para a prática de adubação verde para plantio de cana de inverno, a opção é nabo-forrageiro, indicado para ser cultivo nos meses de outono e inverno e colheita 90 dias após o plantio. Não irá agregar tanto como a crotalária, mesmo assim, contribuirá bastante.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.