A estratégia para a continuidade na cana-de-açúcar
14-01-2019

Sucessão familiar é um tema que deve ser discutido com profundidade nas empresas familiares, a fim de discutir desde o regime de casamento dos filhos à formação de uma empresa holding¹, pensando de forma preventiva na segurança do patrimônio e continuidade dos negócios.

Para que seja bem-sucedido, o processo de sucessão deve ser bem planejado, sólido e transparente, sem a comum interferência de fatores emocionais e mágoas familiares. Além disso, o preparo da família passa a ser fundamental, a fim de se tornarem empresários e passarem a olhar o negócio como investidores.

As empresas familiares representam uma grande parcela no conjunto das empresas privadas existentes no país e no mundo, cerca de 70% destas. Dentre elas, as dificuldades mais recorrentes são a transferência do comando (sucessão), divisão das responsabilidades e profissionalização.

A profissionalização refere-se a um modelo de administração onde os papéis e responsabilidades estão bem definidos, ou seja, “família é família”, “empresa é empresa” e “sociedade é sociedade”. É claro que a profissionalização na prática não quer dizer substituição total dos parentes por pessoas de fora, pois existemfamiliares qualificados e competentes para a gestão do negócio. Neste sentido, o caminho é estabelecer os critérios claros de ingresso, qualificação e permanência na empresa, apoiados pela famíliaouaté, em alguns casos, incluir a participação indireta de agentes externos como clientes, fornecedores ou consultores.

Princípios básicos da Governança Corporativa:

• Transparência: Informar e disponibilizar os dados aos interessados, independente dos resultados da empresa, o que aprimora a confiança nas relações;
• Equidade: Tratamento justo entre os sócios, práticas discriminatórias são extremamente prejudicais ao negócio;
• Prestação de contas: Prestar contas regularmente das atuações dos gestores, assumindo a responsabilidade dos sucessos e insucessos;
• Responsabilidade corporativa: Todos são responsáveis pela sustentabilidade do negócio, visando longevidade e não deixando para trás aspectos ambientais e sociais.

Participe da Academia de Gestão!
• (19) 9 8291 3161 
• AcademiadeGestaoCultivar@pecege.com

Faça o módulo Gestão da Mudança e Sucessão Familiar da fazenda. As aulas serão na ESALQ nos dias 15 e 16 de fevereiro. Realize a inscrição: https://academico.pecege.org.br/Enrollment/434

Fonte: CanaOnline