A importância da qualidade de serviços no plantio mecanizado
02-07-2014

A quantidade de falhas no plantio mecanizado continua sendo um dos maiores problemas desta prática que exige qualidade em todas as suas etapas

Equipe do IDEA

Para minimizar o problema, algumas providencias precisam ser tomadas, tais como:
• Preparar muito bem o solo. A presença de torrões, excesso de palha, compactação sub-superficial, sulcação direta após a colheita de grãos e falta de nivelamento no terreno, contribuem para a má brotação dos toletes.
• A sulcação não deve ser rasa e nem realizada em solo com excesso de umidade sob pena de haver envidramento e impermeabilização do solo.
• O sulco em forma de V é prejudicial, pois os toletes se sobrepõem formando bolsas de ar que impedem a boa brotação. Deve-se buscar o formato trapezoidal. Muita atenção com o alinhamento das cabeceiras do talhão.
• As mudas devem ter entre 8 e 11 meses de idade e, de preferência, terem entre 30 e 35 cm de comprimento, além de serem de primeiro corte.
• Na retirada das mudas prestar muita atenção para a segmentação dos toletes. Os facões picadores dos colmos devem ser frequentemente trocados para serem amolados. O esmagamento das mudas e as rachaduras provocadas pelas lâminas sem corte são seguramente, uma das maiores causas de podridões com graves consequências para a boa brotação das mudas.
• Para proteger as gemas, os ponteiros e folhas da cana não devem ser retiradas, pois uma vez presentes servem de colchão amortecedor e proteção para os colmos e gemas no processo de corte pelas colhedoras. As folhas protegem as gemas tanto quanto o emborrachamento das máquinas, que também é muito importante.

Veja matéria completa na edição de junho da CanaOnline, visualize no site, baixe o pdf ou o aplicativo grátis para tablet e smartphone – www.canaonline.com.br