A nova modalidade de gestão na produção de cana-de-açúcar
07-12-2018

O consórcio de produtores rurais constitui-se em um modelo organizacional que atende todas as etapas da produção agrícola

Os produtores de cana de açúcar passam por um momento de dificuldade financeira e os considerados pequenos e/ou médios produtores estão perdendo competitividade devido a falta de escala na produtividade. Uma oportunidade seria os mesmosagruparem-se através de um consórcio rural, como uma nova perspectiva de inovação.

O consórcio de produtores rurais constitui-se em um modelo organizacional que atende todas as etapas da produção agrícola, com o propósito de garantir segurança jurídica e comercial dos projetos e investimentos compartilhados no cultivo da cana de açúcar, do produtor rural e/ou da indústria.

Estamos falando da formação de grupos de fornecedores de cana por região, que pode agregar todas as formas de contrato Agrário, modulando as etapas da produção agrícola de forma legal e positiva com a redução de custos e projetando impacto positivo no setor rural e junto a sociedade.

Dentre as prerrogativas de se preservar a condição econômica de produtor rural, temos o agrupamento de profissionais ligados, diretamente, no desenvolvimento das atividades agrícolas, com o custeio e a realização de todas as etapas de produção de forma compartilhada em terras próprias, arrendadas e/ou em parceria com o seguimento industrial, utilizando a mão-de-obra contratada pelo consórcio, inclusive implementos e máquinas viabilizando a produção em uma regiãoe até mesmo uma unidade industrial.

No próximo texto será abordado questões tributárias e as vantagens em comparação com as formas de terceirização existentes. Nos colocamosa disposição para maiores informações sobre a Organização, Gestão e Operação desta nova modalidade no desenvolvimento da atividade agrícola.

Equipe Pecege Projetos
E-mail – projetos@pecege.com

Fonte: CanaOnline