A pesquisadora Veronica Massena Reis no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
27-02-2019

O VIII Encontro Cana Substantivo Feminino acontece em 21 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP

Recentemente, a BASF apresentou ao setor sucroenergético oMuneo®BioKit que une produtos químico e biológico em tecnologia inédita para o cultivo da cana-de-açúcar. A parte química é composta pelo Muneo®, produto com ação inseticida e fungicida. O produto biológico é o AprinzaTM, inoculante que atua como promotor de crescimento de raízes e parte aérea, além de contribuir com uma maior absorção de nutrientes.

O AprinzaTM é resultado da parceria da BASF com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com o apoio da Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O Muneo®BioKit proporciona aumento de produtividade de até 18%, com melhora no crescimento e no desenvolvimento da cana-de-açúcar. A solução pode ser usada em todas as variedades cultivadas no país. A tecnologia foi testada em campo por mais de cinco anos. Permite a cana expressar o máximo potencial produtivo, acelerando o desenvolvimento do canavial e matendo alta produtividade por muito mais cortes.

“A inovação possui performance sem precedentes no mercado, otimiza o potencial produtivo da cana-de-açúcar, auxilia no desenvolvimento do sistema radicular, aumenta a absorção de nutrientes com maior crescimento e resistência, contribuindo assim com um manejo mais sustentável”, afirma a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Dra. Veronica Massena Reis, uma das responsáveis pela linha de pesquisa de Fixação Biológica de Nitrogênio(FBN) da EmbrapaAgrobiologia em plantas não leguminosas. A pesquisadora desenvolve uma parceria com a BASF na área de pesquisa há 27 anos. O AprinzaTM é um dos frutos dessa parceria e vai incrementar os canaviais.

Além de promover o crescimento da planta, o Muneo®BioKit também é eficiente no controle de importantes pragas e doenças. Destaque para as doenças podridão abacaxi (Ceratocystis paradoxa) e podridão vermelha (Colletotrichum falcatum), além de pragas como o gorgulho (Sphenophorus levis) e cupins (Heterotermes tenuis). A solução apresenta efeito supressor em pragas como a broca-da-cana (Diatraea saccharalis) que podem comprometer os canaviais caso o manejo não seja feito corretamente.

A Dra. Veronica participará doVIII Encontro Cana Substantivo Feminino, será debatedora no painel: As Mulheres e a Ciência
- A participação feminina na área de pesquisas e desenvolvimento com foco na produção agrícola

INSCRIÇÃO GRÁTIS - DOAÇÃO VOLUNTÁRIA:
Para se inscrever basta enviar um e-mail para luciana@canaonline.com.br
E informar nome, empresa, função e fone. Vagas limitadas.

Como a inscrição é grátis e oferece um monte de coisas, que tal fazer uma boa ação? Doar R$ 50,00 que serão destinados integralmente ao Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) www.hcancerbarretos.com.br – e a Acesa Capuava - www.acesacapuava.com.br - Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – que atende pessoas com autismo.
Quem puder doar, basta complementar as informações do e-mail com nome completo, endereço completo, CPF e qual data quer para pagamento, que encaminharemos um boleto.

Serviço
VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
Data: 21 de março de 2019
Local: Centro de Cana do IAC – Ribeirão Preto/SP
Contato: (16) 3627-4502
Dúvidas e inscrições: luciana@canaonline.com.br
Site e programação completa:www.canaonline.com.br


Fonte: Cana Substantivo Feminino