A presença feminina no universo das pesquisas sucroenergéticas
04-01-2018

VI Encontro Cana Substantivo Feminino dia 16 de março de 2017 Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto. Inscrições grátis

Cada vez mais as mulheres conquistam seu espaço na área de pesquisas, isso também acontece no universo das pesquisas dirigidas à cana-de-açúcar. Entre as pesquisadoras está Danila Passarin, responsável pela pesquisa da semente artificial de cana no CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).

Em fase de desenvolvimento, a principal inovação em sistemas de plantio do CTC combina genética, controle de doenças, vigor e simplicidade de cultivo para ampliar o número de toneladas de cana produzida por hectare.

As sementes artificiais são frutos de variedades selecionadas pelo programa de melhoramento genético, com o uso de biotecnologia ou não, porque planejamos disponibilizar ao mercado tanto variedades já conhecidas como novas. Pelo grande controle e qualidade do processo de produção que o CTC está desenhando, as sementes artificiais apresentarão garantia genética (sem mistura varietal), fitossanidade (ausência de doenças), maior vigor e simplicidade de plantio. Isso refletirá em um menor número de falhas e maior produtividade no campo.
Em relação ao plantio de mudas pré-brotadas, as principais mudanças serão, a maior facilidade de transporte e armazenamento da semente, além da eliminação da mão de obra necessária para a sua distribuição.

Garantia genética, fitossanidade, maior vigor e simplicidade de plantio irão resultar no aumento do número de toneladas de cana produzida por hectare. Ela também terá maior qualidade resultando em um melhor desempenho industrial e, consequentemente, em mais produtos por tonelada. Adicionalmente, a maior simplicidade do processo permite um maior rendimento operacional, com menos máquinas e mão de obra.

O VI Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece dia 16 de março de 2017 Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto, irá destacar o papel dessas mulheres. Inscrições grátis pelo site: www.canasubstantivofeminino.com.br

Fonte: CanaOnline