A Socicana mantém três projetos dedicados à sustentabilidade
18-01-2019

A Socicana mantém três projetos dedicados à sustentabilidade
A Socicana mantém três projetos dedicados à sustentabilidade

Certificação da Bonsucro, Certificação RSB e TOP Cana são ferramentas para o produtor produzir mais e melhor

AAssociação dos Fornecedores de Cana de Guariba(Socicana) desenvolve intenso trabalho com foco na sustentabilidade de seus 1.389 associados, que anualmente produzem cerca de 6,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Já 31 produtores associados à Socicana conquistaram certificações de duas chancelas internacionais.

A entidade mantém três projetos dedicados à sustentabilidade

- Certificação da Bonsucro:sua auditoria avalia os principais indicadores de produção, inclusive consumo de energia, água e emissão de gases de efeito estufa. A conformidade regulatória, direitos trabalhistas, suprimento local e contínuo de água e outros fatores humanos que afetam o impacto da produção sobre a população local também são aferidos. Até esta iniciativa pioneira, não havia protocolo específico para produtores de cana e certificava somente a usina. Portanto, o trabalho dos produtores brasileiros e o reconhecimento dos produtores da Socicana abre um novo cenário de oportunidades no mundo. Prova da relevância desta conquista, hoje a Socicana é referência em sustentabilidade neste setor. Ter o processo produtivo avaliado pela Bonsucrotambém significa respeitar a legislação da União Europeia (UE) sobre biocombustíveis importados no âmbito da Diretiva sobre Energia Renovável, abrindo possibilidades de mercado para exportadores de etanol proveniente da cana-de-açúcar.

- Certificação RSB uma organização internacional, independente, formada por diversas partes interessadas, que atua no desenvolvimento de uma nova bioeconomia. Ela oferece ferramentas e soluções para que produtores e indústrias possam contribuir para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O padrão de certificação da RSB é considerado como um dos padrões de maior credibilidade mundial, podendo ser aplicado para qualquer tipo de biomassa, incluindo a cana-de-açúcar. O sistema voluntário de certificação da RSB possui reconhecimento da Diretiva Europeia (EU RED) para biocombustíveis renováveis. Em adição ao padrão RSB que certifica produtores e indústrias de qualquer porte, a RSB desenvolveu um conjunto de normas específicas para permitir a inclusão de grupos de pequenos produtores na certificação. Tais normas foram utilizadas em um projeto piloto desenvolvido em parceria com a Socicana e com apoio do programa Boeing Corporate Citizenship. O projeto contou com a participação de um grupo de 17 produtores, que alcançou a certificação em 2016. Os produtores e a Socicana encontram nos padrões da RSB uma estrutura abrangente para alcançar seus objetivos de sustentabilidade e as demandas de mercado, como também para implementar melhorias em sua gestão e práticas agrícolas.

- TOP Cana - programa criado pela Socicana e Fundação Solidaridad, com a parceria da Usina Santa Adélia e do grupo Raízen. Em seu escopo de atuação, a Socicana dedica-se à representatividade da classe produtora em relação à sociedade, governos e mercado.Apesar de focar à produção, o programa ultrapassa este conceito, apresentando soluções para melhorias na gestão. O produtor conta com consultoria técnica gratuita, realização de diagnóstico, plano de ação corretivo e serviços gratuitos em todas as etapas das culturas. O TOP Cana não só atua na implementação de novas iniciativas, mas também identifica práticas que já estão de acordo com conceitos de sustentabilidade para sua padronização e documentação.

Veja matéria completa clicando no link: https://canaonline01.wixsite.com/especialcertificacao

Fonte: CanaOnline