A urgência da inclusão e diversidade no mercado de trabalho
11-03-2021

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que profissionais, clientes, consumidores e investidores, cada vez mais, exigem das organizações com as quais interagem uma atuação pautada em valores que adotem modelos de Diversidade e Inclusão (D&I).

Por Mayra Theis, sócia da PwC Brasil

Para responder a essa demanda, empresas em todo o mundo já investem em programas ligados a esse tema e esperam, não apenas, contribuir para a transformação da sociedade, mas impulsionar o engajamento com esses públicos, melhorando, como consequência, seu desempenho financeiro e atingindo maior criatividade, produtividade e inovação. Quando incorporado na cultura e na prática de uma empresa, o tema D&I se traduz em mudanças estruturais e resultados econômicos.

Em nossa última Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão com 3 mil participantes de empresas ligadas a 25 setores de 40 países e divulgada no ano passado, 76% dos respondentes disseram que o tema é um valor ou uma prioridade. Apesar desse comprometimento elevado, as organizações ainda precisam avançar no desenho e na execução de seus programas, pois apenas 5% delas tiveram um programa de D&I bem-sucedido.

Quais os motivos dessa desconexão? Uma explicação é que as organizações não capacitam suas lideranças nesse tema. Talvez elas tenham ideias pouco precisas sobre o que se passa, de fato, em suas organizações. Como todas as empresas têm subculturas, as lideranças também podem não estar sintonizadas com os comportamentos que levam os profissionais a sentir que seu ambiente não é inclusivo. Esses, por sua vez, talvez não estejam cientes do bom trabalho que acontece. Ambos os equívocos precisam ser corrigidos.

E o que diferencia um programa eficaz de D&I? Em nossa experiência, são os que têm: compreensão dos fatos atuais (com coleta e análise de dados para eliminar preconceitos e aumentar oportunidades, como dados demográficos, de desempenho e remuneração e feedback); construção de estratégia inspiradora (identificando a D&I como prioridade para impulsionar os resultados e divulgando o progresso no alcance das metas); engajamento da liderança; e criação de um movimento sustentável (incorporando a temática em todos os processos e etapas da gestão de talentos, no treinamento, em operações e programas da cadeia de suprimentos).

Vale lembrar que o processo de D&I é contínuo. Na nossa empresa, por exemplo, iniciamos a abordagem da temática, de maneira formal, em 2011, a partir da pauta de gênero, pois temos um percentual alto de mulheres contratadas, que anseiam chegar à posição de liderança. Hoje, 52% das nossas pessoas no Brasil são representadas por mulheres e 44% das nossas posições gerenciais são desempenhadas por elas. Com o objetivo de acelerar o equilíbrio entre homens e mulheres em cargos de alta liderança, em 2020, assinamos um compromisso junto ao pacto Global e a ONU Mulheres, no Programa Equidade é Prioridade, visando reduzir o gap de gênero presente nessas posições e atingir 30% de mulheres até 2025.

Para ajudar nesse desafio iniciamos há 4 anos o programa Women in Leadership (WiL), que tem como foco ampliar a presença de mulheres de alta performance em posições de diretoras ou sócias. A implantação do programa WiL também foi importante por nos ajudar a identificar as questões que podem retardar a jornada das mulheres até as posições de liderança. Ver em qual etapa as perdemos nos permitiu endereçar os desafios com essas ações, mas também a incentivar as profissionais a ultrapassar barreiras, ouvindo-as efetivamente e as aconselhando.

E o que já sabemos até aqui, inclusive por experiência própria com nossos programas de D&I, que envolvem não só a questão de gênero, mas de gerações, LGBTI+, pessoas com deficiência e raça/etnia? Os programas devem estar incluídos nos valores da empresa, fazer parte de seus princípios e de sua cultura. É imprescindível o envolvimento direto das lideranças, que precisam espalhar isso pelos corredores e em todas as oportunidades que identificarem.

Como resultado amplia-se a atratividade para profissionais com formas diferentes de pensar e de atuar, que trazem novas ideias, experiências e contribuições convertidas em diferencial competitivo para a empresa, além da adequação da representação da nossa sociedade no ambiente corporativo.

Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 155 países, atuando no Brasil há 105 anos, dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: http://www.pwc.com.br

 

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