Academia de Sucessão no Agronegócio promove aula inaugural para apoiar as próximas gerações de produtores de cana-de-açúcar
15-09-2021

Iniciativa é realizada pela Corteva Agriscience, ORPLANA, Solidaridad e Fundação Dom Cabral

Nesta terça-feira, 14 de setembro, aconteceu a aula inaugural da Academia de Sucessão no Agronegócio, lançada recentemente pela Corteva Agriscience, em parceria com a ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), Fundação Solidaridad e Fundação Dom Cabral. O projeto tem o objetivo de contribuir para a capacitação de jovens e famílias empresárias do setor de cana-de-açúcar. A primeira turma participará do curso até abril de 2022.

Durante a aula inaugural, os 100 alunos contaram com uma palestra de Alexandre Mendonça de Barros, professor de Economia Agrícola e especialista em agronegócio, sobre uma visão estratégica do setor agroenergético. O executivo também apresentou uma análise de 2021 e as perspectivas para 2022.

Nas demais aulas, serão abordados assuntos como: sucessão familiar, agricultura digital, gestão de pessoas, cenário político e sustentabilidade. Os filhos dos produtores recebem diversos treinamentos, permitindo assim que o negócio dessas famílias tenha sucessores, garantindo a continuidade da produção de cana de açúcar e, consequentemente, do setor sucroenergético.

A sucessão familiar no setor canavieiro é um grande desafio e o conhecimento relevante e atualizado contribui para este processo e o progresso das gerações futuras. Além de promover capacitação e debates com a cadeia agrícola, a Corteva tem investido muito no segmento de cana nos últimos anos, com ampliação de equipe, pesquisa e inovação, além de um portfólio cada vez mais completo.

Sobre a Corteva Agriscience

A Corteva Agriscience é uma empresa de capital aberto que oferece aos agricultores de todo o mundo o mais completo portfólio de insumos do setor, como sementes, proteção de cultivos e soluções digitais para maximizar a produtividade e a rentabilidade dos produtores. A empresa é detentora de algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura (Pioneer®, Granular®, Brevant® Sementes e premiados produtos de Proteção de Cultivos), trabalhando ativamente no desenvolvimento e lançamento de produtos por meio de seu robusto pipeline de química ativa e tecnologias. A empresa está empenhada em trabalhar com toda a cadeia para cumprir o seu propósito de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. A Corteva Agriscience tornou-se uma empresa independente em 1º de junho de 2019. Antes dessa data, era Divisão Agrícola da holding DowDuPont. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Acompanhe a Corteva Agriscience em FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube.

Sobre a ORPLANA

A ORPLANA - Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil - foi fundada em 29 de junho de 1976, com o objetivo de organizar a classe dos produtores e ampliar sua representatividade no país e no exterior.

Conta atualmente com 31 associações e aproximadamente 12 mil produtores de cana em todo país.

A ORPLANA promove assessoria técnica, jurídica e atua na difusão do conhecimento entre as Associações de Fornecedores de Cana. Desenvolve o diálogo com órgãos públicos, privados e sociedade, no âmbito nacional e internacional, sempre mostrando a relevância do papel do produtor na economia e defendendo os interesses deste setor. 

Conheça mais sobre a ORPLANA no site http://www.orplana.com.br/

Sobre a Solidaridad

A Fundação Solidaridad é parte da Solidaridad Network, uma organização internacional da sociedade civil que atua há mais de cinquenta anos no desenvolvimento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis da agropecuária. Busca acelerar a transição para uma produção inclusiva e de baixo carbono, contribuindo para a segurança alimentar e climática do mundo. No Brasil há mais de dez anos, desenvolve com seus parceiros iniciativas de sustentabilidade nas seguintes cadeias: algodão, cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja. Para conhecer mais sobre a Solidaridad, acesse https://www.solidaridadsouthamerica.org/brasil.

Sobre a Fundação Dom Cabral 

A Fundação Dom Cabral é uma das dez melhores escolas de negócios do mundo, segundo ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Em 2019 figurou no ranking como a melhor escola de negócios da América Latina e a melhor do Brasil pelo 14º ano consecutivo. Atua há mais de 40 anos com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Em 2019, mais de 20 mil executivos e gestores de organizações públicas e de empresas de pequeno, médio e grande portes privadas do Brasil e de vários países participaram dos programas da FDC. A instituição tem unidades próprias em Nova Lima (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) e por meio de seus 27 associados regionais, está presente em quase todos os estados do país.

Entre suas principais preocupações, está o paradoxo que hoje as empresas enfrentam entre prosperidade e progresso social.

InPress Porter Novelli