Acidentes na atual safra canavieira alertam para a necessidade urgente de reforma nas indústrias
13-07-2017

Incêndio na usina Madhu, unidade da Renuka, em Promissão, SP, ocorrido em 2 de julho
Incêndio na usina Madhu, unidade da Renuka, em Promissão, SP, ocorrido em 2 de julho

Falta de manutenção aumenta as paradas e reduz a segurança na indústria

Os primeiros meses da safra 2017/18 registram um fator nada desejável: maior número de paradas das usinas por quebras de equipamentos na indústria e até casos de explosões e incêndios. Para especialistas na área, esse quadro já era esperado, decorre do pouco, ou quase nada de investimentos em manutenção nas usinas nos últimos tempos.

A crise de quase uma década que se abate sobre a agroindústria sucroenergética colocou mais de 100 unidades produtoras no vermelho. Muitas fecharam e, a maioria das que se mantém moendo, promoveu as gambiarras como substitutas da manutenção e da renovação do parque industrial. Outro fator de abandono de investimento na indústria, é a falta de cana. O setor ainda está produzindo menos matéria-prima do que a capacidade de moagem. Como a indústria fica em parte ociosa, o foco é que a retomada dos investimentos aconteça no campo.

Segundo Aparecido Luiz, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br), a última entressafra registrou aumento no número de serviços contratados para manutenção industrial por parte das usinas, o que aqueceu as empresas de Sertãozinho, SP, maior polo de tecnologia sucroenergética do mundo. Mesmo assim, o maior número de paradas e acidentes registrados nesta safra, mostra que há muito o que melhorar e renovar na área industrial das 370 usinas em atividade no país.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.