Acredite, nematoide não só existe como pode reduzir até 50% da produtividade do canavial
21-06-2017

Tour Comando Nematoides reuniu 350 profissionais. Divulgação FMC/Vitor Ramos
Tour Comando Nematoides reuniu 350 profissionais. Divulgação FMC/Vitor Ramos

Preocupada com o avanço desta praga, a FMC realizou, em abril, uma ação a fim de difundir as principais técnicas de manejo

Leonardo Ruiz

“A maioria das pessoas não tem medo do diabo porque nunca viu o chifrudo fumegando na sua frente. Com os nematoides é a mesma coisa. Muitas usinas e produtores não estão nem aí para o problema já que não podem vê-lo andando pelo canavial.” A analogia, um tanto curiosa, é do nematologista Jaime Maia dos Santos, dono de uma das risadas mais envolventes do setor canavieiro nacional. Quem foi seu aluno na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Jaboticabal, ou já o conheceu pessoalmente, sabe do que estamos falando.

Apesar de brincalhão, para Maia, nematoide é assunto sério, pois reduz a produtividade do campo brasileiro. E, o pior, salienta o pesquisador, é que muitos ainda não assimilaram a importância de controlar essa praga. Mas esse não é caso da FMC AgriculturalSolutions, que há 40 anos investe no desenvolvimento de defensivos químicos e biológicos para o controle de nematoides, tornando-se a pioneira a disponibilizar produtos para combater esse inimigo invisível da agricultura.

Constantemente, a FMC reforça seu alerta sobre as perdas provocadas por nematoides. Uma das ações nesse sentido, aconteceu no mês de abril, foi o Tour Comando Nematoide, que teve o objetivo de discutir a incidência desta praga na cana-de-açúcar e a importância do manejo correto. Durante duas semanas, a equipe da multinacional visitou canaviais da Agroterenas, Usina Santa Fé, Grupo Nova Aralco, no interior de São Paulo e em Ivinhema, em Mato Grosso do Sul, reunindo 350 profissionais.
Veja matéria completa na editoria Especial Nematoides na edição 43 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.