Açúcar é pressionado por queda da produção na Tailândia, 3º maior fornecedor mundial
07-02-2024

Açúcar é pressionado por queda da produção na Tailândia, 3º maior fornecedor mundialTrabalhadores em plantação de cana na Tailândia(Bloomberg/Valeria Mongelli)
Açúcar é pressionado por queda da produção na Tailândia, 3º maior fornecedor mundialTrabalhadores em plantação de cana na Tailândia(Bloomberg/Valeria Mongelli)

Associação do setor reduziu a estimativa para a safra 2023-24 depois que o clima seco afetou o crescimento da cana; queda é estimada em cerca de 33%

Por Patpicha Tanakasempipat

A produção de açúcar da Tailândia caminha para uma queda maior do que a a esperada nesta safra, depois que o clima seco afetou o crescimento da cana no país. A situação tende a pressionar o fornecimento global e poderá estender a alta dos preços de referência no mercado internacional.

A associação setorial Thai Sugar Millers reduziu a faixa superior da sua estimativa de produção em 500.000 toneladas para 7,5 milhões de toneladas para 2023-24, de acordo com o diretor Rangsit Hiangrat.

Se a produção atender a essa estimativa, será um terço menor do que o produzido na safra anterior.

“Chuvas estiveram ausentes no período crítico em que a cana precisava de água para crescer”, disse Rangsit em entrevista, citando mudanças climáticas. “Elas vieram depois, mas as plantas já estavam atrofiadas, então isso não ajudou muito.”

Segundo fontes da Bloomberg News, três carregamentos do grão foram vendidos para empresa americana; preço da soja brasileira tem ficado menor

Em janeiro, os futuros de açúcar bruto registraram o maior ganho mensal desde abril do ano passado. A perspectiva de fornecimento mais apertada, e uma produção menor da Tailândia irá pressionar ainda mais o mercado.

As usinas do país, que é o terceiro maior produtor mundial, têm tido o rendimento mais baixo da cana-de-açúcar esmagada em pelo menos 13 anos, de acordo com dados do governo.

Usinas tailandesas produziram 4,9 milhões de toneladas de açúcar a partir de cerca de 49,57 milhões de toneladas de cana esmagada desde o início da temporada em 10 de dezembro, de acordo com o Office of the Cane and Sugar Board.

Produção de açúcar deve ter um tombo no país (Source: Thailand's Office of the)

Isso equivale a uma taxa de recuperação de açúcar de cerca de 9,9% até 1º de fevereiro, abaixo dos 11,8% na safra passada.

Ao longo de 12 anos até 2022-23, a Tailândia conseguiu produzir mais de 100 quilos de açúcar por uma tonelada de cana, equivalente a uma taxa de recuperação acima de 10%, mostram dados do conselho de açúcar.

As usinas tailandesas devem concluir a moagem este mês ou em março, em comparação com o início de abril na temporada passada, disse Rangsit.

A previsão de produção do grupo setorial é de 7 milhões a 7,5 milhões de toneladas para 2023-24, em comparação com uma estimativa de novembro de 7 milhões a 8 milhões de toneladas, e abaixo da projeção de setembro de 9 milhões de toneladas.

O grupo setorial representa todos os 57 moleiros na Tailândia.

Fonte: Bloomberg.com