Açúcar: Exportações da Índia devem bater recorde em 2019/20
10-09-2020

As exportações de açúcar da Índia aumentarão 50% em 2019/20, para um recorde de mais de 5,7 milhões de toneladas na temporada que termina este mês, impulsionadas pela rúpia depreciada, subsídios e menor produção de países produtores rivais. O governo espera que o desempenho robusto continue na próxima temporada.

"Contratamos 5,7 milhões de toneladas, das quais 5,5 milhões já foram despachadas das usinas", disse Subodh Kumar Singh, secretário adjunto do Ministério da Alimentação. A Índia tinha como meta exportar 6 milhões de toneladas.

Ele disse que a exportação recorde foi possível devido a uma melhor coordenação entre ministério, usinas e transportadores durante a pandemia de Covid-19. "As exportações dispararam devido à demanda sustentada no mercado global", diz Singh.

O maior volume de exportação registrado até então fora em 2007/08, quando a Índia embarcou 4,9 milhões de toneladas. Singh disse que as exportações de açúcar provavelmente ficarão na mesma faixa na próxima temporada.

"Esperamos uma produção de 32,5 milhões de toneladas de açúcar na próxima safra (outubro de 2020 a setembro de 2021) com excedente de 6 a 6,5 milhões de toneladas. O estoque de passagem de 1 milhão de toneladas aumentará ainda mais a necessidade de exportação", afirma.

A decisão do governo de estender subsídios para exportação de 6 milhões de toneladas de açúcar também encorajou as usinas a embarcar o excesso.

As exportações aumentaram devido à abertura do mercado indonésio pela primeira vez, e do mercado malaio depois de muito tempo. Os mercados tradicionais como a África Oriental, Bangladesh e Oriente Médio também reagiram positivamente durante a pandemia de Covid.

"Devido à queda drástica da produção de açúcar na Tailândia devido à seca, a Indonésia e a Malásia, que são abastecidas principalmente pela Tailândia, tiveram que importar açúcar da Índia. Além disso, o Irã também importou açúcar em grandes quantidades. As importações iranianas e indonésias juntas totalizam 1,2 milhão de toneladas, enquanto a Malásia importou açúcar em pequenas quantidades", disse Abinash Verma, presidente da Associação das Usinas de Açúcar da Índia (ISMA).

"A depreciação da rupia também ajudou. Agora, o país conseguiu inspirar confiança entre os importadores globais de que o país pode exportar de forma consistente de 5 a 6 milhões de toneladas sem pressionar os preços", diz Verma.

Fonte: Agência Safras
Texto publicado no Canal Rural