Adecoagro e Galileo Technologies iniciam etapa que abastece veículos com biometano
02-09-2021

A partir de setembro, a Adecoagro, uma das principais empresas de alimentos e produção de energia renovável da América do Sul, coloca em prática uma importante etapa do projeto que substituirá, no futuro, o uso de combustível fóssil em suas atividades no setor sucroenergético brasileiro. Neste mês, 13 veículos da frota própria, sendo sete leves, três utilitários e três caminhões, passam a rodar com biometano (BioGNV), produzido a partir do biogás extraído da vinhaça, subproduto na fabricação do etanol. A novidade é fruto de uma parceria com a Galileo Technologies, empresa com atuação em 70 países, focada em soluções para oferecer energia eficiente.

Por enquanto, a Adecoagro utilizará apenas 5% de sua vinhaça concentrada para produzir 200.000Nm3/mês (biometano), o equivalente 170.000 litros de diesel. No futuro, a partir do uso crescente da vinhaça até sua totalidade para a produção de combustível gasoso renovável, a estimativa é substituir 50 milhões de litros de diesel por ano, que hoje abastecem a frota de transporte de cana. Além de ampliar a sustentabilidade de todo o processo, a operação irá aumentar a nota da companhia no Renovabio, já que o uso intensivo de diesel representa o item de maior impacto na avaliação, o que permitirá uma receita adicional na emissão de CBios.

Os investimentos da Adecoagro em pesquisa no potencial da vinhaça da cana para produção de biogás, em parceria com a empresa Methanum, já duram mais de uma década e contaram com a construção de um biodigestor na unidade Ivinhema (MS), em 2018. Neste período, um importante avanço foi alcançado no desenvolvimento de vinhaça concentrada como adubo organomineral, que hoje supre de forma customizada todas as necessidades de potássio dos 180 mil hectares de canaviais próprios da companhia.

Na primeira etapa do projeto, iniciada em 2019, a produção de biogás através da vinhaça concentrada foi destinada para um aquecedor que troca calor com a água da turbina de condensação, gerando menor consumo de vapor e uma exportação de energia adicional de 6 mil MWh/ano. No início de 2021, foi firmado um acordo a GEF Biogás Brasil – liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com foco em iniciativas de interesse da área agroindustrial relacionadas à produção de biogás.

A partir deste segundo semestre, a Adecoagro e a Galileo Technologies passam a avaliar também uma nova etapa da aliança: a construção, também em Ivinhema, de uma planta de hidrogênio verde para viabilizar a produção e expedição através da Estação de Carga de H-Patagônia, um passo importante para abastecer veículos no Brasil com energia verde de maneira 100% renovável e viável economicamente.

Desta maneira, as células de hidrogênio poderão ser uma realidade, reformadas tanto nos tanques dos veículos elétricos abastecidos com etanol quanto nas estações H-Patagônia, minimizando os investimentos adicionais em distribuição do combustível. E em um processo 100% limpo e renovável, considerando o ciclo de vida do combustível - do poço à roda, ou seja, que leva em conta o CO2 emitido na sua produção, distribuição, uso no veículo e o que sai pelo escapamento, maneira mais justa de medir a real pegada de carbono.

“Estamos confiantes com os resultados que alcançaremos com todo o projeto em razão da dimensão da economia circular. Geraremos energia proveniente de fontes sólida (bagaço), líquida (etanol) e gasosa (biometano), além de colhermos todos os benefícios do fertilizante mineral. As vantagens são muitas: processo 100% renovável, autossuficiência, segurança energética, redução de emissões e aumento da nota no Renovabio. Representa uma nova transformação do setor sucroenergético colaborando com a transição mundial para um futuro de baixo carbono”, analisa Renato Junqueira Santos Pereira, Vice-Presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro.

Fonte: Assessoria Comunicação Adecoagro

Do site: Siamig