Adoção de fertilizantes foliares em anos favoráveis climaticamente proporciona ganhos de produtividade 20% a 30%voltar

Publicado em : 04/12/2018
Adoção de fertilizantes foliares em anos favoráveis climaticamente proporciona ganhos de produtividade 20% a 30%

Já em anos com alto déficit hídrico e baixa luminosidade, a fertilização foliar contribui para que haja redução da quebra de produtividade

Quedas de produtividade se tornaram frequentes na safra 2018/19. Fruto de condições adversas do clima. Nesse cenário, surge uma dúvida: é possível ter viabilidade agronômica e retorno produtivo adubando a cana mesmo em períodos de baixa remuneração e alta no preço dos fertilizantes?

O engenheiro agrônomo do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Sérgio Gustavo Quassi Castro, buscou responder essa questão durante o Seminário Longevita, promovido pela Yara em Ribeirão Preto/SP.
Segundo ele, com a adoção de fertilizantes foliares em anos favoráveis climaticamente (com luz e chuva), é possível obter ganhos de produtividade 20% a 30% maiores do que o estimado no início da safra. Já em anos com alto déficit hídrico e baixa luminosidade, a adoção desse mesmo programa nutricional contribui para que haja redução da quebra de produtividade. “Há uma quebra de paradigmas. Se pensava que a adubação da cana apenas trazia retorno de produtividade. Porém, em certos momentos, essa operação ajuda a reduzir a quebra.”

“Fertilizantes foliares abrem caminho para maior enraizamento, estande e longevidade do canavial”, salientouEmerson Oliveira, gerente comercialda Yara, que desenvolve a linha Yara Vita. Oliveira explicou que a solução consiste em fertilizantes foliares para utilização no sulco ou no tratamento de toletes. “É uma linha de altíssima qualidade, que trouxe confiança no uso de fertilizantes foliares. A tecnologia promove maior enraizamento e estabelecimento inicial e, consequentemente, maiores longevidades e incremento de produtividade.”

Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notíciasdo setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •