Adriana Oliveira, gerente executiva Negócios Agrícolas da Raízen, no IX Encontro Cana Substantivo Feminino
27-02-2020

Adriana foi a primeira mulher a liderar uma equipe comercial em Negócios Agrícolas e a partir de abril assumirá a função de Head de RH para área de EAB sendo responsável por um negócio com 21 mil funcionários

Formada em Administração, e com MBA Executivo, Adriana Oliveira trabalhou 17 anos na Shell e está há oito na Raízen. Sua carreira é marcada pelo pioneirismo, na área de Logística, Distribuição e Trading (LD&T), foi a primeira Chefe de Base mulher da Shell. Ainda na empresa, atuou como Coordenadora de Marketing e Gerente de Vendas Varejo.

Na Raízen, iniciou como Gerente de Projetos Negócios Agrícolas, sendo responsável pelos Programas Cultivar e ELO. Atualmente ocupa a função de Gerente Executiva de Negócios Agrícolas e mais uma vez o pioneirismo se fez presente, Adriana foi a primeira Mulher a liderar uma equipe comercial em Negócios Agrícolas.

Esse pioneirismo fez com que Adriana ganhasse experiência em como atuar em áreas com grande presença masculina. Conhecimento que ela repassa à outras mulheres. “Por princípios, acredito que uma executiva que faz bem seu trabalho, entrega resultados e mantém um foco constante no desenvolvimento de pessoas e equipes inspira tanto homens e mulheres a darem seu melhor. Além disso, dedico tempo para atuar como mentora de várias profissionais estimulando-as e encorajando-as a atuarem nas mais diversas áreas da empresa”, conta.

Participa ainda de reuniões especificas compartilhando suas experiências profissionais e os desafios de atuar num ambiente majoritariamente masculino. Segunda a executiva, essas reuniões são efetivas para se criar uma “rede de apoio “, onde os problemas e questões femininas sejam debatidos onde a visão coletiva ajuda a resolver questões individuais.

Na visão de Adriana, a participação das mulheres no setor sucroenergético vem aumentando nos últimos anos, mesmo assim, ainda existe um longo caminho a ser percorrido. “Na Raízen estamos numa jornada para aumentarmos a participação feminina em cargos de liderança. Para isso, é preciso endereçar questões como qualificação, inclusão, cultura, adaptação corporativa e principalmente apoiar e estimular o desejo de carreira de muitas colegas num ambiente tão enriquecedor como o do agronegócio de hoje em dia”

Adriana conta que, na Raízen, por exemplo, em pesquisas internas foram identificadas mulheres que têm o desejo de atuar operando máquinas agrícolas, mas por não possuírem qualificação adequada acabam não indo atrás dos seus sonhos. “Por isso, constantemente a Raízen oferece cursos para formação inicial básica para facilitar essa entrada no mercado de trabalho ou mesmo para melhorar qualificação dos profissionais para que eles possam ingressar em outras áreas da empresa.  

A partir de abril, Adriana assumira a função de Head de Recursos Humanos para EAB (Açúcar, Etanol e Bioenergia) na Raízen, sendo responsável por um negócio com 21 mil funcionários. “Acredito que, após ter construído minha carreira em diversas áreas de negócio da empresa, poderei contribuir com a área de RH com soluções e ações para os desafios de transformação cultural, para que o assunto Diversidade & Inclusão permaneça sendo uma prioridade.”

A executiva diz acreditar fortemente num ambiente de crescimento de oportunidades para todos, mulheres e homens e num espectro mais amplo de diversidade de gênero, pensamento, orientação, credo, etc,. “Mas especialmente para as mulheres, vamos buscar um entendimento mais profundo sobre os caminhos que levem à sua maior participação em todos os níveis funcionais, incluindo aqueles que determinam nossa estratégia e o futuro da empresa.”

 Adriana Oliveira participará do IX Encontro Cana Substantivo Feminino, será debatedora no painel: Mais mulheres nas empresas do agro.

 IX ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO

19 de março de 2020 no Centro de Cana do IAC, Rodovia Antonio Duarte Nogueira km 321, s/n, Ribeirão Preto, SP

INFORMAÇÕES PELO SITE: http://www.canaonline.com.br/conteudos/cana-substantivo-feminino.html