Adubador de discos evita desperdício e reduz custo
05-11-2020

DMB disponibiliza modelos de implementos, voltados para soqueiras de cana-de-açúcar, que cortam a palha e enterram o fertilizante, viabilizando o uso de fonte nitrogenada com base em ureia

A economia com adubação é uma meta sempre perseguida por usinas e produtores. Para atender essa demanda do mercado, a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas disponibiliza em seu portfólio os Adubadores de Discos 1250 H e 2300 A, que fazem a aplicação de fertilizantes nas soqueiras de cana-de-açúcar, com eficiência e precisão.

Esses adubadores cortam a palha e colocam o fertilizante dos dois lados da linha da cana exatamente onde cresce o sistema radicular da planta, o que favorece o bom aproveitamento desses insumos e cria condições para a elevação da produtividade em toneladas por hectare e o aumento da longevidade do canavial – comenta o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

Outro benefício proporcionado pelos modelos 1250 H e 2300 A é viabilizar o uso de fonte nitrogenada com base em ureia, que é mais barata e mais fácil de ser encontrada do que o nitrato de amônio. Quando ocorre o uso de adubo sobre a palha, a fonte nitrogenada precisa ser obrigatoriamente nitrato de amônio, que não tem problemas de degradação por causa das condições climáticas.

Os adubadores de discos enterram a ureia e, em decorrência disso, evitam a perda dessa fonte nitrogenada por volatilização – observa o gerente de marketing da DMB.  O Adubador de Discos 1250 H aplica fertilizante em duas linhas. O 2300 A distribui adubo em três linhas simultaneamente e possui uma maior capacidade de adubação, sendo inclusive indicado para áreas maiores.

Usinas e produtores têm demonstrado cada vez mais interesse na utilização de implementos eficientes que otimizam a aplicação de adubo – constata Auro Pardinho. Esses adubadores melhoram a performance do canavial e possibilitam uma significativa redução de custos – enfatiza.

Fonte: CanaOnline