Adubadores desempenham papel importante contra o desperdíciovoltar

Publicado em : 16/05/2018
Adubadores desempenham papel importante contra o desperdício

DMB disponibiliza implementos que cortam a palha e enterram fertilizantes, possibilitando melhor aproveitamento do produto

A redução do desperdício na utilização de insumos das lavouras de cana-de-açúcar é um dos grandes desafios de usinas e produtores visando a elevação da eficiência nas operações agrícolas. “O adubo bem aplicado é uma forma de fazer isto. Possibilita um bom aproveitamento do insumo adquirido, melhora a produtividade por hectare e, consequentemente, diminui o custo de produção”, afirma o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

Com essa preocupação, a empresa desenvolveuimplementos que otimizam a adubação da soqueira, aplicando o insumo no lugar certo, na dosagem indicada. Entre os principais, para essa finalidade, estão os adubadores de disco 1250 H e o 2300 A, quecortam a palha e colocam o adubo em uma determinada profundidade dos dois lados da linha da cana exatamente onde cresce o sistema radicular.

Outro destaque é o Distribuidor de Adubo e Calcário, lançado na Agrishow2018, que possui caixas separadas para os dois insumos, fazendo a aplicação do fertilizante em profundidade, sob a palha. Além disso, esse implemento otimiza a distribuição de calcário, que é aplicado em superfície com uniformidade e eficiência. “O equipamento conta com um dispositivo que aplica o calcário com total fluidez, possibilitando o máximo aproveitamento do produto”, ressalta.
Uma das grandes vantagens dos adubadores, que cortam a palha e enterram o fertilizante, é permitir que o produtor e a usina trabalhemcom fonte nitrogenada que tenha a uréia como base. “Quando se aplica o adubo por cima da palha a fonte nitrogenada precisa ser obrigatoriamente nitrato, porque não apresenta problema de perdas por volatilização. Porém, o nitrato é sempre mais caro e, às vezes, mais difícil de ser encontrado”, observa.

O desperdício de nitrogênio com base em uréia, caso seja lançado sobre a palha, é considerado um dos maiores problemas da adubação em canaviais onde ocorre o corte mecanizado. Estudos comprovam inclusive que há uma perda significativa de nutrientes, nesses casos, por causa da volatilização.

A uréia é sempre mais barata, mas é preciso enterrá-la para ser protegida. E esses implementos, que enterram adubo, viabilizam a utilização da uréia em áreas de cana com a presença de palha – destaca Auro Pardinho.
O adubador de discos 2300 A faz a aplicação de fertilizante em três linhas simultaneamente. O 1250 H distribui o adubo em duas linhas. Este implemento tem ainda a versão para adubação em profundidade das soqueiras da cana-de-açúcar em áreas com espaçamento combinado de 0,90 x 1,50 m.

Outra opção, disponibilizada pela DMB, é o adubador com distribuição em profundidade e superficial.que possibilita enterrar o nitrogênio com base em uréia e aplicar o potássio na superfície. “Esse implemento foi desenvolvido a partir de solicitação de usinas, que querem enterrar apenas o nitrogênio. Mas, o melhor mesmo é enterrar os dois nutrientes”, comenta.

De qualquer maneira, a unidade sucroenergética e o produtor devem buscar a solução mais adequada para a sua realidade visando elevar a eficiência e diminuir custos. “O fertilizante tem preço elevado. E, se for aplicado de qualquer jeito, haverá perda de dinheiro. Boa parte do adubo não está sendo aproveitada, porque é jogada em cima da palha ou devido a utilização de equipamento defasado que não aplica o produto de maneira eficiente”, observa.
Existe hoje a necessidade, em diversos casos, da adoção de medidas que possam eliminar – ou pelo menos reduzir – o desperdício, para que o setor amplie os ganhos na comercialização de seus produtos. O fertilizante, juntamente com o herbicida, está em segundo lugar no ranking entre os itens que tiveram custos mais elevados nos últimos dez anos no processo de produção de cana – constata Auro Pardinho. A otimização do uso desse insumo torna-se, portanto, fundamental – enfatiza.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •