Agência dos EUA confirma aval a gasolina com 15% de etanol no verão
02-05-2022

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) autorizou oficialmente hoje as vendas de gasolina com mistura de 15% de etanol (E15) durante o verão. A permissão concedida é emergencial, diante da escalada de preços da gasolina causada pela guerra na Ucrânia.

Em nota, a agência afirmou que a medida tem como objetivo "proteger os americanos de crises de fornecimento reduzindo a dependência em combustíveis fósseis, construindo uma independência de energia real dos EUA, apoiando a agricultura e a indústria americanas e acelerando a transição para energias limpas".

Se não houvesse essa autorização, a venda do E15 estaria proibida a partir de 1º de maio nos terminais de cerca de dois terços do país e a partir de 1º de junho nas bombas. No restante do país, a venda do E15 já não encontrava restrições por causa do fator de pressão de vapor nos motores durante os meses de verão. Para garantir o consumo da mistura de 15% em todo o país no período, a EPA equalizou o fator do E15 ao do E10, que não tem restrições.

A EPA afirmou que a autorização "não [terá] impactos significativos nas emissões de carros e caminhões" e que espera que os consumidores abasteçam com o E15 "sem preocupação de que seu uso no verão vai ter impacto sobre a qualidade do ar".

Ao mesmo tempo, a agência também indicou que, com a crise causada pela guerra na Ucrânia, a medida é apenas uma concessão, e não uma mudança na política de venda de combustíveis no país. Na nota, a EPA afirma que pode emitir novas concessões para a venda do E15, que serão válidas "até o momento em que as circunstâncias extremas e incomuns de abastecimento de combustível decorrentes da guerra na Ucrânia não estejam mais presentes".

Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA