Agrícola PHD-Cana participa do desenvolvimento da Plantadora de Cana Automatizada TT8022
04-06-2018

A PHD-Cana foi pela segunda vez premiada pela Zilor como Melhor Parceiro do Ano

Com sede na região de Lençóis Paulista, a PHD-Cana foi uma das agrícolas que recebeu a plantadora automatizada TT8022 antes de seu lançamento comercial. Com oito mil hectares de terras, a empresa fornecedora de cana-de-açúcar da Zilor testou a máquina ao longo de seis meses.

Todos os testes foram acompanhados por uma equipe da TT do Brasil, que ouviu cada feedback dado pelos proprietários da PHD-Cana. “Orientamos a empresa sobre diversas adaptações que poderiam ser feitas na plantadora, visando entregar maior estabilidade e rendimento à máquina”, destaca Hamilton Rosseto, sócio proprietário da agrícola.


Entre as modificações realizadas, destacam-se mudanças no disco de corte - de plano para convexo –, alterações no direcionamento dos pneus e a criação de um sistema autonivelante para o eixo traseiro, que responderá de acordo com a declividade de área, corrigindo o nível da caçamba, deixando a sempre nivelada, permitindo uma dosagem de cana uniforme em todo tipo de terreno.

Após o fim das adaptações, a PHD-Cana adquiriu duas máquinas, utilizando-as comercialmente até os dias de hoje. As TT8022 são, aliás, as únicas plantadoras da propriedade. Este ano, a empresa deve plantar 1400 hectares. Desse valor, 80% é feito de forma mecanizada. “Com as duas plantadoras da TT do Brasil, consegui diminuir meu plantio manual, que ficou reservado a áreas mais declivosas e aquelas em que faço uso da Meiosi”, conta Rosseto.

DIFERENCIAIS DA PLANTADORA TT8022

Segundo ele, um dos fatores que mais chamou sua atenção na TT8022 foi a melhor distribuição das mudas, mais constante e homogênea em função do sistema de esteira única da plantadora. “Devido a essa tecnologia, meu índice de falhas de plantio figura próximo a zero.”

O rendimento da máquina é outro ponto forte apontado por Rosseto. Sua maior velocidade de trabalho – que pode variar de 8 a 12 km/h - permite fazer mais hectares por dia. Entretanto, é importante ressaltar que, embora a velocidade de trabalho seja maior, a qualidade da operação continua a mesma. “A velocidade faz com que ela ganhe em melhor distribuição, fazendo com que tenhamos mais segurança para reduzir a quantidade de mudas jogadas no sulco. Saímos de um consumo de 18 toneladas de muda por hectare para 14.” (plantio Combinado 0,9x1,5m)

A manobrabilidade também foi outro destaque lembrado pelo sócio proprietário da PHD-Cana. A máquina, por ser articulada, reduz em 40% os tempos de manobras no final da linha. Agora, não é mais necessário ficar dando ré ou estar alinhado para começar a plantar. “Por sermos fornecedores de cana, achamos interessante contar com um equipamento que tivesse rendimento alto. Talvez eu precisasse de três plantadoras convencionais para realizar o trabalho que duas dessas realizam.”

Por fim, Rosseto destacou o fato de a máquina ser 18% mais leve que as plantadoras do mercado. “Apesar de carregar a mesma quantidade de cana na caixa, percebo que o trator traciona a plantadora mais facilmente. Embora não seja possível utilizar um trator de menor potência, ocorre redução de consumo de diesel, pois o gasto energético será menor.”

Embora a fase de testes tenha terminado em 2016, pouco antes do lançamento comercial da plantadora, o sócio proprietário da PHD-Cana ressalta que a TT do Brasil continua a realizar atualizações nas máquinas. São alterações solicitadas por outros produtores e usinas, mas que a empresa julga interessante fornecer aos atuais clientes. “Este ano, inclusive, levamos as duas máquinas para que fossem instaladas as novas melhorias. Eles indicaram o que poderia ser feito, achamos interessante e optamos por fazê-los”, conta Hamilton. A excelência na produção é o foco da PHD-Cana, tanto que foi pela segunda vez premiada pela Zilor como Melhor Parceiro do Ano.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 54 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.