AGRIMEC fomenta mecanização da cana-de-açúcar em diversos países ao redor do Globo
14-06-2021

 Plaina Niveladora Multilâminas Robust da Agrimec faz enorme sucesso nos canaviais estrangeiros
Plaina Niveladora Multilâminas Robust da Agrimec faz enorme sucesso nos canaviais estrangeiros

Companhia, inclusive, auxiliou na evolução do plantio de MPB no Vietnã

Texto: Leonardo Ruiz

Fotos: Divulgação Agrimec

Embora a cana-de-açúcar seja a força motriz da economia de diversos países da América Central - com destaque para Guatemala e República Dominicana -, sua produção ainda é bastante rudimentar. No entanto, grandes usinas da região – bem como pequenas, médias e grandes propriedades rurais – têm trabalhado para mudar esse cenário.

Ao longo dos últimos anos, tem sido observado um expressivo aumento no interesse por máquinas e implementos agrícolas de última geração, pois por meio da mecanização das operações de campo, nossos vizinhos centro-americanos buscam otimizar sua produção e, consequentemente, elevar a produtividade dos canaviais.

E quando se fala em alta tecnologia para cana-de-açúcar, o Brasil surge como a principal referência. Na última década, diversas empresas brasileiras incrementaram o embarque de máquinas e implementos com destino a países da América Central. Com sede no município gaúcho de Santa Maria, a Agrimec se destaca dentre essas companhias, principalmente por possuir como compromisso a simplificação da vida do produtor através da agricultura mecanizada.

Agrimec realiza demonstrações de suas máquinas em diversas nações canavieiras

O vendedor internacional da companhia, Enrique Salazar, explica que, em décadas passadas, a Europa era a “rainha” da mecanização agrícola, com máquinas robustas e bem dimensionadas. “O problema era os altos custos, que inviabilizavam sua aquisição por pequenos e médios produtores.”

Segundo ele, a Agrimec busca minimizar as operações e o tamanho das máquinas, a fim de ofertar um preço justo e assim democratizar o acesso à tecnologia. “Em muitas localidades, a cana-de-açúcar ainda é cultivada em sistemas ancestrais, com dezenas de pessoas atuando no plantio e na colheita. Muitas dessas empresas até desejam se tecnificar, mas esbarram nos altos preços e na demasiada complexidade dos equipamentos. Nosso objetivo principal é simplificar a mecanização da cultura, oferecendo produtos versáteis aliados a um fácil sistema de operação, transporte e manutenção.”

AGRIMEC AUXILIOU NA EVOLUÇÃO DO PLANTIO DE MPB NO VIETNÃ

O Vietnã não possui larga tradição em cana-de-açúcar. Em uma área de 300 mil hectares, produz cerca de 18 milhões de toneladas por safra. A mecanização da cultura é uma realidade nova aos vietnamitas, mas que aos poucos vem sendo transformada.

Durante uma visita ao estande da Agrimec na Agrishow, representantes da TTC Group, empresa que detém quase metade de toda produção de cana-de-açúcar do Vietnã, incluindo usinas sucroenergéticas, adquiriram uma Transplantadora de Mudas Pré-Brotadas “TUPI”. Ao receber a máquina, que usa essas Mudas Pré-Brotadas (MPBs), a companhia instalou um dos primeiros viveiros do país. Pouco tempo depois, passaram a utilizar a máquina para plantio da linha-mãe de Meiosi

Motivados pela aquisição da Transplantadora de MPBs “TUPI”, os vietnamitas da TTC Group realizaram o plantio de um dos primeiros viveiros de MPBs do país

Desde então, a produção de cana-de-açúcar vem se tecnificando no Vietnã. E temos orgulho de estar inseridos nessa evolução, fomentando o acesso das usinas e produtores locais às novas tecnologias de plantio. Trabalho, inclusive, que vem sendo replicado em outros países, como Bolívia, República Dominicana, Tailândia, Nicarágua, Guatemala e Honduras”, conta o gerente de exportação e de vendas para o mercado canavieiro da Agrimec, Fernando Abreu.

A transplantadora de MPBs adquirida pelos vietnamitas – de uso comum no Brasil e em diversas outras nações - permite regular a profundidade e distância entre as mudas a serem plantadas, o que garante um “pegamento” perfeito ao mesmo tempo que elimina perdas e falhas. “Essa transplantadora realiza o plantio da linha-mãe com perfeição, já que possui um exclusivo sistema combinado de encanteiramento sulcando uma área de 24 por 30cm, o que permite o plantio em qualquer área, inclusive plantio direto”, destaca Fernando Abreu.

Transplantadora de Mudas Pré-Brotadas (MPB) “TUPI” possui um cultivador rotativo que prepara o solo para deposição das mudas em solo hortado, portanto sem torrões o que garante um “pegamento” perfeito

De acordo com ele, as outras máquinas disponíveis no mercado simplesmente pegam um sulcador longitudinal e vão largando as mudas dentro das covas. O processo chega a ser tão falho que, às vezes, é necessário um terceiro ou quarto operador apenas para andar atrás do trator e ir ajeitando as mudas recém transplantadas. “Enquanto isso, nossa transplantadora faz um sulco vertical e realmente planta a MPB, que ficará em pé e apertada dentro do sulco. Tudo isso de forma mecanizada.”

AGRIMEC DISPONIBILIZA QUATRO IMPLEMENTOS ESPECÍFICOS PARA O SEGMENTO CANAVIEIRO, ALÉM DE OUTRAS DEZENAS DE EQUIPAMENTOS MULTICULTURA

Atualmente, a América Central é o principal destino internacional dos equipamentos da Agrimec. Mas a companhia também envia implementos canavieiros para diversos outros países ao redor do globo, como Vietnã, Tailândia, México e Estados Unidos. No início de junho, por exemplo, a companhia concluiu uma negociação com o BUA GROUP, da Nigéria, que adquiriu cinco Plantadoras Combinadas de Toletes “Brotas”, três Plainas Niveladoras Multilâminas Robust 600 e duas Plainas Niveladoras Laser PNA 60.

O gerente de exportação e de vendas para o mercado canavieiro da Agrimec, Fernando Abreu, explica que a empresa possui quatro produtos desenvolvidos especificamente para a cultura da cana-de-açúcar: Transplantadora de Mudas Pré-Brotadas (MPB) “TUPI”; Plantadora Combinada de Toletes “BROTAS”; Replantadora de Mudas “MOTUCA” e o Cultivador Quebra-Lombo Rotativo de Lâminas Helicoidais.

“Além desses quatro implementos, possuímos dezenas de outros equipamentos que são multicultura, com destaque para nossa Plaina Niveladora Multilâminas Robust 600, que faz enorme sucesso em todas lavouras, principalmente nos canaviais”, observa. O equipamento aplaina diretamente o solo, sem necessidade de preparo prévio, eliminando os murundus e corrigindo micro relevos causados por implementos e torrões melhorando assim o desempenho de outras máquinas, como tratores, plantadoras, pulverizadores e colhedoras.

Entrega técnica e pós-venda de qualidade fazem parte das operações internacionais da Agrimec

Abreu explica que a Agrimec trabalha internacionalmente por meio de representantes e distribuidores. “Após a concretização da venda, enviamos um técnico ao local para explicar o funcionamento da máquina ao distribuidor. Posteriormente, os dois irão até o cliente final a fim de realizar a entrega técnica.”

Na ocasião da venda, a Agrimec também inclui peças de desgaste ou “reposição”, afim de suprir uma possível primeira demanda, afirma. “Temos um forte trabalho em pós-venda. Dessa forma, mesmo operando através de distribuidores, buscamos sempre estar junto com os clientes, auxiliando-os no melhor manuseio da máquina e, sempre que necessário, fornecendo uma assistência técnica de qualidade.”

Fonte: CanaOnline