Água bem aproveitada
07-01-2015

Desperdício de água é crime ambiental e ao caixa da empresa. Ainda bem que o mercado oferece tecnologias e serviços que permitem o uso racional e o reuso de água

 

A maior estiagem dos últimos 50 anos na região Centro-Sul do Brasil aumentou a atenção para a necessidade de utilizar a água de maneira sustentável. Isso estimulou diversas empresas a buscarem soluções para minimizar problemas relacionados à disponibilidade hídrica e ao lançamento de efluentes, com isso a demanda por instalações e projetos de reuso de água vem crescendo muito devido ao aumento do custo da água e das limitações de descarte das águas que são utilizadas em indústrias.
“Estamos em um período onde todo mundo está falando sobre a importância da água, inclusive, sobre a falta dela nas usinas. Dessa forma, o tratamento e a recuperação de algumas águas residuais para a reutilização é algo muito importante para o setor sucroenergético”, afirma Rogério Barros, diretor-comercial da Alcolina Química e Derivados, empresa, localizada em Cravinhos, SP.
Com 20 anos de mercado, a Alcolina, segundo Rogério Barros, oferece portfólio completo de soluções para todos os processos de fabricação do açúcar e etanol, mas, atualmente, o grande destaque tem sido as soluções em tratamento de água. A empresa oferece ampla linha de aditivos químicos e equipamentos de última geração para os mais diversos tipos de Tratamento de Águas. Tem um portfólio de produtos e equipamentos para ETA, ETE, Osmose Reversa, Sistema de Resfriamento, Caldeiras de Alta e Baixa Pressão, Eletrodeionização, Desmineralização, Abrandador, Leito Misto e Ultrafiltração. E possui um Departamento Técnico estruturado para indicar qual a melhor solução para as empresas, de acordo com o perfil de cada uma delas.
Veja matéria completa na edição de dezembro da CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br