Ajuste para chegar a velocidade ideal da colhedora de cana e do extrator
12-05-2015

Velocidade da colhedora deve ser ajustada de 3 km/h a 4 km/h e a do extrator de 900 a 1200 rpm. Estes são números apresentados pela consultora Tereza Peixoto, ex-diretora agrícola da Biosev, e fazem parte de um estudo realizado pela empresa que visa otimizar a colheita da cana.

Nesse ensaio, procurou-se avaliar o efeito dos fatores velocidade da colhedora, do extrator primário e do elevador nas variáveis perdas, impureza vegetal, densidade da carga e ATR durante a colheita em áreas de cana. "Para o tratamento, foram aplicados três fatores em dois níveis: velocidade da colhedora de 3 km/h a 6 km/h, velocidade do extrator de 600 a 1200 rpm e velocidade do elevador entre normal e acelerado".
O ensaio foi feito em áreas de cana com produtividade de 80 TCH e realizado com colhedoras operando simultaneamente com as mesmas condições de trabalho.

Segundo Tereza, o estudo auxiliou a empresa a levantar os fundamentos básicos para melhorar a operação da colheita mecanizada. Porém, ressalta que a análise de fatores independentes não é suficiente para balizar uma decisão.
"Com o estudo, conseguimos confirmar o impacto significativo dos fatores velocidade da colheita e velocidade do extrator na qualidade da colheita. A partir dos dados apurados, constatamos que a velocidade da colhedora deve ser ajustada de 3 a 4 km/h e a velocidade do extrator, de 900 a 1200 rpm".
A consultora salienta que, a análise crítica dos resultados desse trabalho foi decisiva na definição das condições operacionais para próxima safra da Biosev.
Veja mais informações na revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições no celular – www.canaonline.com.br