Alckmin inaugura ZPE de Cáceres e anuncia que marcará presença na inauguração de usina de etanol de milho na região
29-10-2025
O presidente da República em exercício ressaltou que a ZPE vai facilitar a exportação pro mercado internacional
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou na sexta-feira (24) a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, localizada a 225 km de Cuiabá - MT. A unidade é a quarta ZPE ativa do país, ao lado das de Uberaba - MG, Pecém - CE e Parnaíba - PI.
Criada em 1990, a ZPE de Cáceres ficou paralisada por mais de 30 anos por pendências legais e falta de estrutura. Em 2019, o projeto ganhou novo fôlego quando a atual gestão retomou as obras que estavam com apenas 9% de execução. O governador Mauro Mendes destacou que a ZPE de Cáceres é um marco para a economia regional e para o setor produtivo do Estado.
Durante a cerimônia, Alckmin ressaltou que a nova estrutura impulsionará as exportações brasileiras e atrairá novos investimentos para a região. “A ZPE vai impulsionar a exportação. Quando eu exporto, eu não pago imposto. Exportação é desonerada, tem imunidade tributária”, destacou.
O presidente em exercício também enfatizou a relevância do comércio exterior para o crescimento econômico e comemorou o interesse de empresas em se instalar no local. “Já existe uma indústria aqui. Outras virão, trazendo emprego e renda para a população”, afirmou.
Com investimento de mais de R$ 51 milhões, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a ZPE de Cáceres é uma área industrial de livre comércio, criada para atrair empresas exportadoras.
O novo complexo, que ocupa uma área de 240 hectares, foi planejado para receber módulos industriais, estruturas administrativas e áreas de apoio logístico, criando um ambiente ideal para impulsionar o desenvolvimento econômico da região, como explicou a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato.
Etanol de milho e desenvolvimento regional
Alckmin mencionou ainda a expectativa pela inauguração de uma grande indústria de etanol de milho em Cáceres, reforçando que o governo federal acompanha de perto o projeto. “Daqui a pouco estaremos voltando aqui. Uma grande indústria de etanol de milho está para ser inaugurada. O etanol de milho é importante porque transforma o milho em combustível”, declarou.

