Alcoolvale realiza aplicação aérea de defensivo agrícola
16-12-2022

Na última semana de novembro, a Alcoolvale iniciou o processo de aplicação aérea de defensivos agrícolas para combater os dois insetos que mais prejudicam o desenvolvimento e a produtividade da cana-de-açúcar: à broca da cana e a cigarrinha-das-raízes. A atividade foi realizada em parceria com a empresa Aplimax Aeroagrícola, com a pulverização de 6.528 hectares (ha).

Vale ressaltar que a broca da cana-de-açúcar e a cigarrinha-das-raízes são pragas extremamente perigosas que podem afetar substancialmente a produtividade agrícola e a qualidade da matéria-prima se não forem controladas durante o período chuvoso, que ocorre na primavera e no verão.

A broca da cana é uma mariposa cujas larvas matam a gema apical e danificam o interior do colmo da cana. Já a cigarrinha diminui o teor de açúcar da cana ao mesmo tempo em que diminui a produtividade dos colmos, o que aumenta o teor de fibra da cana. Cada variedade de cana-de-açúcar sofre perdas de produção variadas, sendo que algumas são mais severamente afetadas do que outras.

Com esse tipo de procedimento a aplicação é uniforme resultando em melhorias na qualidade do serviço. Além disso, o processo é mais rápido, não causando danos à colheita. Essa tática defensiva é usada apenas quando necessária, evitando a propagação de doenças ou ervas daninhas. Isso porque não mantêm contato com a cultura ou com o solo. Por fim, a aplicação aérea é potencialmente sustentável, pois algumas aeronaves funcionam à base de biocombustíveis, como etanol.

 Fonte: Alcoolvale