Alcopar recebe visita de VP da Frente Parlamentar da Agropecuária; Miguel Tranin toma posse como VP da FIEP
04-10-2019

Defensor dos interesses do setor sucroenergético na Câmara dos Deputados, o deputado paranaense Sérgio de Souza visitou a Alcopar -- Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná na última semana, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Miguel Rubens Tranin e demais diretores das associadas Alcopar. O deputado participou da reunião do Conselho Diretor e Deliberativo da entidade.

Durante a visita, o Deputado Sérgio de Souza falou sobre os trabalhos desenvolvidos junto à Câmara Federal e as expectativas e projetos em andamento no Congresso Nacional. Souza exerce a função de vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), além de participar da Comissão de Finanças e Tributação e do Grupo de Trabalho Licenciamento Ambiental.

Dentre os assuntos tratados na reunião, esteve o andamento da PEC 42/2019, que busca revogar a Lei Kandir propondo o fim das desonerações do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na exportação de produtos não-industrializados e semielaborados. Souza tem defendido a retirada do segmento agrícola da proposta.

Segundo o deputado, ele apoiará "a retirada do setor mineral da Lei Kandir, como alguns Estados defendem, mas não vamos aceitar a retirada do agro. Entendemos o motivo deles quererem revogar a Lei Kandir, mas outros setores como o agro não podem ser penalizados. Se a Lei Kandir for revogada, o agro perderá competitividade e o país vai entrar em uma crise enorme", afirmou o VP da FPA.

Ainda segundo Souza, dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) mostram que a revogação da Lei Kandir causaria um impacto negativo de R$ 47,8 bilhões em faturamento ao agronegócio brasileiro. Uma perda de 8,1% no chamado Valor Bruto de Produção (VBP) em relação aos números alcançados pelo setor em 2018.


Eleições FIEP

Na última segunda-feira (30) Miguel Tranin tomou posse como vice-presidente da FIEP -- Federação das Indústrias do Estado do Paraná. A chapa em que Miguel concorreu, intitulada "Foco na Indústria, Fiep para os Sindicatos", foi liderada pelo presidente eleito, Carlos Valter Martins Pedro. O mandato será de quatro anos.
Fonte: Agência UDOP de Notícias