Amanda Alves, da Raízen, será debatedora no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
19-03-2019

Além de abordar questões técnicas, engenheira agrônoma vai compartilhar a sua experiência no setor durante o painel “Com elas os tratos culturais têm excelência”

“Tenho muito orgulho da minha jornada. Eu me sinto feliz e motivada por conseguir transformar o meu ‘entorno’ por meio do meu conhecimento e da interação com as pessoas”. A afirmação é da engenheira agrônoma Amanda Alves, Coordenadora de Qualidade Agrícola da Raízen, que vai falar sobre a importância da adoção de boas práticas nas lavouras de cana, além de compartilhar a sua experiência profissional no setor, durante o VIII Encontro Cana Substantivo Feminino. O evento aconteceráno dia 21 de março no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto, SP.

“Conseguimos prover discussão das melhores ações para a nossa empresa e para o nosso setor”, afirma ela, que faz a gestão da equipe de forma descentralizada, uma vez que os seus integrantes estão alocados em vinte unidades. Isso exige boa comunicação, muita delegação, acompanhamento e confiança – ressalta Amanda Alves, que participará do Encontro Cana Substantivo Feminino como debatedora no painel “Com elas os tratos culturais têm excelência”. 

“O meu time traduz em números como está a nossa lavoura. São indicadores estratégicos que estão ligados ao desempenho operacional na dimensão de qualidade, pragas, doenças e produtividade. O trabalho dessa equipe suporta e auxilia a tomada de decisões estratégicas, como a recomendação de insumos e a orientação sobre o padrão de regulagem das operações”, destaca.

“Em onze anos de profissão, conheci pessoas incríveis e me permiti mudar, sair da zona de conforto”, resume Amanda Alves. Segundo ela, cada mudança de escopo e de unidade marcou o início de um novo ciclo, que exigiu o entendimento do cenário ao qual se encontrava inserida, além da necessidade de estar aberta a ideias, novas percepções e à construção de relações produtivas.

Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu, ela tem certificação Green Belt na metodologia LeanSix Sigma e fez  especialização em Gestão de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo, SP. Amanda Alves iniciou a carreira como trainee da área agrícola em uma empresa multinacional do setor.

A trajetória dela na Raízen começou em abril de 2010 na área de Gestão de Processos. “A experiência foi essencial para endossar a minha formação e complementar a minha formação técnica. Na ocasião, atuei nas unidades regionais de Piracicaba, Araçatuba e Jaú, no suporte da implementação de práticas e ferramentas de gestão para resultados. Há cinco anos, sou coordenadora de Qualidade Agrícola e represento um time de amostragem de campo que realiza avaliações nas áreas de produção das unidades agrícolas”, detalha.

Na avaliação de Amanda, a presença de mulheres no setor sucroenergético tem avançado. E isto ocorre também nos cargos de liderança, principalmente nos de gestão operacional, considerados os de primeira liderança – observa. “O cenário está mudando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Quero utilizar a minha experiência e a minha história para abrir portas para outras mulheres”, diz.

De acordo com ela, a participação, como debatedora, no Encontro Cana Substantivo Feminino cria um “sentimento de identidade e pertencimento”. No painel “Com elas os tratos culturais têm excelência”, que acontecerá durante o evento, ela pretende ir além das discussões técnicas. “Quero falar também sobre a importância de compartilharmos as nossas experiências e de sermos protagonistas da nossa história e no setor”, enfatiza.

 

Inscrição gratuita e doação voluntária

O evento terá também os painéis: “Mulheres na Gestão”, “As Mulheres e a Ciência” e “As mulheres dominam as máquinas”. Além de debates, a programação incluitest-drive com máquinas agrícolas, café de boas-vindas, brunch, coquetel de confraternização.

Com inscrição gratuita, o VIII Encontro Cana Substantivo tem vagas limitadas. Para fazer a inscrição, basta enviar um e-mail para luciana@canaonline.com.br . E informar nome, empresa, função e fone.

Durante a inscrição, poderá ser feita uma doação, de maneira voluntária, de R$ 50,00 que serão destinados integralmente ao Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) – www.hcancerbarretos.com.br – e para a Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (Acesa Capuava) – www.acesacapuava.com.br –, que atende pessoas com autismo.

Quem puder doar, basta complementar as informações do e-mail com nome completo, endereço completo e CPF, para que ocorra o encaminhamento de um boleto.

Serviço

VIII Encontro Cana Substantivo Feminino

Data: 21 de março de 2019

Local: Centro de Cana do IAC – Ribeirão Preto/SP

Contato: (16) 3627-4502 | (16) 3446-6877

Dúvidas e inscrições: luciana@canaonline.com.br

Mais informações: https://www.facebook.com/cana.substantivo.feminino

 

 

Fonte: Cana Substantivo Feminino