APLICAÇÃO DE HERBICIDAS EM PRÉ-PLANTIO INCORPORADO (PPI)
08-05-2014

Unidades resgatam o Pré-Plantio Incorporado para reduzir incidência de plantas daninhas nos canaviais

O setor sucroenergético volta a adotar a prática do PPI (Pré-Plantio Incorporado) para ajudar no combate às daninhas indesejadas. É o que acontece na Usina Ester, localizada em Cosmópolis, SP. Segundo Lucas Tanajura, coordenador de produção agrícola da empresa, com o advento da colheita mecanizada, hoje a quantidade e a qualidade das plantas daninhas foram alteradas. Por isso, o desafio é buscar novas soluções para combatê-las - ou adaptar técnicas do passado, como o Pré-Plantio Incorporado.

Tanajura explica que o PPI era utilizado pela maioria das usinas apenas para a aplicação da trifluralina – molécula mais indicada para o controle de gramíneas. Apesar disso, a equipe da Usina Ester enxergou no PPI uma ferramenta interessante para combater toda a gama de daninhas incidente na lavoura. “Porém identificamos a necessidade de usar não somente a trifluralina, mas também outras moléculas para auxiliar no combate e minimizar o banco de sementeiras na infestação de plantas indesejadas.”

RESULTADOS - Segundo Tanajura, o índice de eficiência no controle de emergência das plantas daninhas após a aplicação do PPI é muito positivo. “Começamos um trabalho mais agressivo em 2013. Não montamos campo de experimentação ainda, mas campos de observação. Nessas áreas, conseguimos um controle satisfatório, eficiente”, diz ele, lembrando que a técnica permite ainda atrasar um pouco a entrada com herbicida pós-plantio por conseguir um residual maior.

O resultado é que a tecnologia suprime o banco de sementeiras e de tubérculos, havendo redução na necessidade de mão de obra futuramente para fazer repasse ou catação. “É ferramenta que ajuda no controle de custos e no aumento de produtividade, uma vez que as intervenções realizadas através de trabalhadores rurais, como repasses com químicos e capinas, têm sido cada vez mais onerosas em função dos custos trabalhistas e da escassez deste trabalhador, que vem especializando cada vez mais em outras funções.”

A aplicação de herbicidas em PPI será um dos temas discutidos no 13º Seminário sobre Controle de Plantas Daninhas em Cana (Herbishow). A palestra ficará a cargo do especialista Marcos Kuva, da empresa Herbae. O Seminário, realizado pelo Grupo IDEA acontece nos dias 28 e 29 de maio, em Ribeirão Preto, SP.
Mais informações: www.ideaonline.com.br

(Foto - Operação de grade niveladora com incorporação de moléculas químicas)