Aplicação de torta de filtro com equipamento eficiente contribui para o RenovaBio
24-01-2020

A otimização do uso da torta de filtro está diretamente ligada à utilização de equipamentos eficientes para a sua aplicação. Crédito: DMB
A otimização do uso da torta de filtro está diretamente ligada à utilização de equipamentos eficientes para a sua aplicação. Crédito: DMB

A torta de filtro cria condições favoráveis para o setor reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, o que pode ampliar os ganhos com os CBios

Renato Anselmi

O planejamento de atividades da área agrícola das unidades sucroenergéticas pode incluir o aproveitamento da torta de filtro como complemento importante na adubação das lavouras de cana-de-açúcar. Resultante do processo de filtração de caldo – extraído das moendas –, a torta de filtro contribui para a redução de custos na área agrícola. Rica em matéria orgânica, possui fósforo, elevado teor de cálcio e micronutrientes.

A utilização desse subproduto industrial desempenha também um papel relevante na preservação ambiental, pois diminui a necessidade de aquisição e consumo de adubo químico. Em decorrência disto, a torta de filtro cria condições favoráveis para o setor reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, o que pode ampliar os ganhos com os Créditos de Descarbonização (CBios), conforme prevê o RenovaBio.

A otimização do uso da torta de filtro – produzida pela usina durante todo o período de moagem – está diretamente ligada, no entanto, à utilização de equipamentos eficientes para a sua aplicação. As soluções disponibilizadas pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas possibilitam o uso da torta de filtro após a colheita ou mesmo nas áreas de reforma ou expansão do canavial – informa o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da empresa.

A torta de filtro contribui para a redução de custos na área agrícola, é rica em matéria orgânica, possui fósforo, elevado teor de cálcio e micronutrientes

Crédito: São Martinho

Um dos destaques da linha de equipamentos da DMB, voltados à utilização desse subproduto industrial, é a “Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro – Plantadora de Torta”. Este equipamento foi desenvolvido para realizar a sulcação de duas linhas de cana com simultânea distribuição de torta de filtro e adubo no sulco de plantio.

“Funciona como uma plantadora de torta, fazendo a sulcação profunda para a aplicação desse subproduto antes da época de plantio de cana”, explica Auro Pardinho. Segundo ele, essa versão da carreta sulcadora e distribuidora coloca a torta de filtro em profundidade de 35 a 40 centímetros, possibilitando um ótimo aproveitamento desse resíduo industrial.

O equipamento utiliza GPS durante a aplicação da torta, gerando mapa com informações georreferenciadas, que são também usadas no plantio de cana – ressalta o gerente de marketing.  

A Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro – Plantadora de Torta – foi desenvolvida para realizar a sulcação de duas linhas de cana com simultânea distribuição de torta de filtro e adubo no sulco de plantio

Crédito: DMB

A “plantadora de torta” possui dois elementos sulcadores tipo beija-flor com desarme automático, regulagem de espaçamento e de profundidade do sulco; adubadeira com capacidade para 1250 kg e caçamba para 11,5 metros cúbicos de torta de filtro com distribuição por esteira de taliscas acionada por motor hidráulico. Além disso, o equipamento tem cobridor oscilante para cobertura dos sulcos quando a torta é aplicada antecipadamente à época de plantio da cana.

Outra solução, disponibilizada pela empresa nessa área, é a “Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro – Kit Soqueira”, que possui dois dispositivos com rosca sem fim acionadas por motor hidráulico para aplicação da torta de filtro em quatro linhas com espaçamento de 1,50 m ou em três linhas (duplas) com espaçamento combinado de 0,90 x 1,50 m. O equipamento conta também com adubadora e caçamba para torta de filtro.

A linha de equipamentos da DMB para a aplicação da torta de filtro nas lavouras de cana-de-açúcar inclui ainda a “Carreta Distribuidora de Torta de Filtro”, que distribui este subproduto industrial no sulco do plantio utilizando uma esteira transportadora de taliscas, acionada pela tomada de força do trator por meio de cardan e redutor. Utilizada em áreas onde ocorre o plantio manual de cana, esta carreta distribuidora possui uma caçamba com capacidade para 4,7 metros cúbicos.      

 

VEJA GRÁTIS EDIÇÃO DE JANEIRO DA CANAONLINE - http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-63-portal-canaonline-janeiro-2020.html