Aplicação em taxa variável recupera canavial e evita reforma
21-12-2018

Prática alavancou produtividade de canavial de produtor da região de Rio Brilhante/MS

João Bosco Britto Fernandes é um tradicionalmente produtor de grãos e pecuária, mas há dois anos, virou também produtor canavieiro. Adquiriu um canavial já estabelecido (área de 500 hectares), na região de Rio Brilhante. O problema era que a lavoura, já em sexto corte, mostrava sinais de fadiga, com uma produtividade de 74 Toneladas de Cana por Hectare (TCH).

Em vez de reformar a área e implantar um canavial do zero, Fernandes preferiu tratá-la. A empreitada deu tão certo que, no oitavo corte, a produtividade dos mesmos 500 hectares foram de 106 TCH.

Segundo ele, um dos segredos de seu sucesso foi a utilização de técnicas de agricultura de precisão, principalmente a aplicação de insumos em taxa variável. “Contratei uma empresa que utiliza um quadriciclo para realizar amostragens de solo em grade. Após a operações, eu recebo um mapa de fertilidade que indica a necessidade de calcário, gesso, potássio e fósforo da minha propriedade subdividida em pequenas áreas. Com essas informações em mãos, consigo aplicar os insumos a taxas variáveis, levando em conta cada particularidade do terreno.”

Utilização de cultivadores, que fazem a adubação e cultivo nas socarias, e de micronutrientes também foram fatores essenciais para o incremento de produtividade em seu canavial. “São tecnologias caras, mas que se pagam facilmente em função de um expressivo aumento de produção.”

Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notíciasdo setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular.

Fonte: CanaOnline