Apresentação da DMB destaca preparo reduzido e manejo da palha
24-02-2021

Práticas voltadas à produção sustentável serão detalhadas durante o evento “A Nova Agricultura Canavieira”

O preparo de solo reduzido e a incorporação da palha são algumas alternativas, disponibilizadas pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, voltadas para o desenvolvimento da agricultura de baixo carbono, visando a produção sustentável de cana-de-açúcar.

Avaliações e estudos sobre essas soluções serão abordadas pelo engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da empresa, na quarta-feira (24/02), às 16h35, durante apresentação no evento online “A Nova Agricultura Canavieira”, que é uma realização do Grupo IDEA. Ele falará sobre “Palha incorporada e mecanismo multifuncional para preparo do solo”.

A apresentação vai detalhar resultados de experimentos, realizados pela DMB e a empresa AgroQuatro-S, sobre os efeitos do Sulcador com Dispositivo Destorroador e Caixas de Óxido (Distribuidora de Calcário) – acessórios da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada –, utilizados durante a operação de plantio mecanizado.

O uso desses recursos cria condições para melhorar o enraizamento da planta, o que diminui as dificuldades para o desenvolvimento da cana causadas pela escassez de chuvas, como ocorreu no ano passado – exemplifica Auro Pardinho.

Além disso, a utilização do Sulcador com Dispositivo Destorroador pode reduzir as operações de preparo do solo, dependendo das condições da área – observa.  “O preparo solo convencional é bem dispendioso. Gasta muito combustível, hora-máquina”, comenta.

Outra prática que vai ao encontro da temática do seminário do IDEA é a incorporação da palha, viabilizada por um implemento disponibilizado pela DMB. “Como consequência disto, há uma melhoria da matéria orgânica no solo e a diminuição da incidência de pragas, principalmente da cigarrinha-das-raízes – que costuma ficar alojada sob a palha – , o que reduz a aplicação de produtos químicos”, constata.

Segundo ele, a incorporação da palha diminui a suscetibilidade da área de cana a incêndios. “No ano passado, com o tempo seco, esse problema afetou diversas lavouras”, diz.

O Incorporador de Palha – fabricado pela DMB – pode fazer também a aplicação de óxido e adubo. Para isto, o implemento deve contar com a Adubadeira para Adubo e Óxidos”, que viabiliza a aplicação de fertilizante e calcário (inclusive o de alta reatividade) na soqueira na mesma operação de incorporação da palha.

Aliás, a característica de multifuncionalidade está integrada a diversos equipamentos da DMB, como a PCP 6000 Automatizada e o Incorporador de Palha, o que proporciona redução de custos e diminuição do impacto ambiental das operações agrícolas.

As inscrições (gratuitas) para o evento podem ser feitas no endereço eletrônico doity.com.br/nova-agricultura , onde podem ser conferidas outras informações e a programação do seminário “A Nova Agricultura Canavieira”, que será transmitida a partir das 13h30.

Fonte: CanaOnline