Aralco investe em equipamentos de primeira linha para plantio
11-11-2014

Um investimento de quase um milhão de reais realizado em setembro veio para completar as ações de plantio do Grupo Aralco e alicerçar o alcance de metas e objetivos traçados ao longo dos planejamentos. Os equipamentos foram adquiridos para viabilizar a prática de uma agricultura de precisão, considerando todas as variabilidades de produção.

Os equipamentos são instalados nos maquinários, desde setembro, na unidade Alcoazul do Grupo e na oficina da Tracan Máquinas e Sistemas para Agricultura, empresa fornecedora dos produtos. A Tracan realizou também os treinamentos aos tratoristas responsáveis pelo manuseio, preservação e manutenção dos equipamentos.
Conforme planejamento, as instalações são feitas por profissionais da empresa Tracan, em tratores BH 180, na oficina da Tracan e nos BH 200, na oficina Alcoazul. De acordo com Luiz Pereira da Costa, assistente de preparo de solo do Grupo Aralco, os equipamentos serão liberados para uso após as instalações estarem completas.

Treinamento técnico para o uso e manutenção dos equipamentos
Os treinamentos foram ministrados nos dias 01 e 02 de outubro, na unidade Alcoazul, em sala de aula para duas turmas de 25 operadores cada. Também foram utilizados tratores que já tinham pilotos instalados para demonstração do equipamento. E, para equipe técnica, que irá coordenar estes operados, foi passado todo procedimento de configuração e calibração dos equipamentos durante as entregas técnicas.
Em treinamento, os colaboradores passaram a interagir com o conceito do piloto automático e sobre GPS, como atuarão durante a rotina de trabalho, sendo assim, os operadores passaram a conhecer o equipamento, aprendendo técnicas de como utilizá-lo no seu dia-a-dia de trabalho.

Um pouco sobre os equipamentos
De acordo com a especialista em Agricultura de Precisão da Tracan, Monalisa Bono, o Grupo conquistou vários benefícios ao apostar nos equipamentos citados. O piloto automático trabalha em conjunto com o guia GPS*, eliminando o erro do operador, menor fadiga do operador, aumento da rentabilidade pela economia gerada, agilidade no trabalho, economia de combustível, precisão e confiável preparo de solo, plantio, pulverização, colheita. “Com piloto automático, podemos fazer preparo de solo, plantio, monitoramento, utilização dos mapas, colheita, mapa da produção, dados, informação”, destacou Bono.

*GPS - possuem emissores e receptores de rádio, satélites enviam continuamente sinais contendo sua posição e uma medida de tempo, o tempo medido é convertido em distância entre o satélite e o receptor. Existem duas bandas de frequências, apenas L1 para autônomos (GPS) e L1 + L2 para diferenciados (DGPS).