Área comercial da Renk Zanini tem novo comando
04-06-2014

Com mais de 30 anos de experiência na área comercial voltada a redutores de velocidade, o engenheiro Reinaldo Lourenço assume o cargo de Diretor Comercial da Renk Zanini. Ele assume as negociações referentes aos mercados interno e externo da companhia.

Segundo Mauro Cardoso, presidente da empresa, Lourenço assume função que era ocupada pelo engenheiro Rolf Ernst Ramminger, que contribui com a Renk Zanini há mais de 30 anos. “Agora ele (Rolf) passa a prestar consultoria, apoiando os projetos da Renk.”

Lourenço tem três décadas de história no setor de transmissão de potência. Adquiriu know-how no segmento após passar por empresas especializadas no atendimento de diferentes mercados, inclusive o sucroenergético. Ele vem da Sumitomo Drive Technologies, onde trabalhou por três anos.
O novo diretor comercial chega com o desafio de ampliar os mercados de atuação da Renk Zanini. “O caminho é a diversificação. Vamos trabalhar para que a empresa, que tem tradição e forte presença no setor sucroenergético, se consolide em outros mercados”, frisa Lourenço. Para ele, sua expertise em outros mercados é o grande diferencial que traz para a empresa.

Para cumprir esse objetivo, ele sabe que é preciso muito trabalho. “Por isso estamos com grande investimento em inovação tecnológica, não só no produto, mas na gestão comercial e do negócio. Vamos iniciar um trabalho com outros modelos de gestão comercial.”

Há alguns anos, a Renk Zanini oferece produtos a outros mercados. Por isso, não vai partir do zero. “Já temos produtos de qualidade e expertise. Um dos trabalhos é ampliar o nosso portfólio, com o respaldo de nossa parceria com a Alemanha. Mas para a diversificação, um grande entrave não está no produto, e sim em aperfeiçoar a gestão comercial, uma vez que na cultura da empresa está o foco no atendimento do setor sucroenergético”, explica Lourenço. No entanto, lembra que a agroindústria canavieira não deixa de ser importante mercado da Renk Zanini. “Nunca vamos perder esse foco. Ao contrário, vamos implementar nossa presença, até para manter a fortaleza da Renk Zanini no sucroenergético.”