Área cultivável da Paraíba pode expandir com transposição do São Francisco
18-02-2015

Condições climáticas limitam a cana-de-açúcar no estado


Acesso à água é obstáculo à atividade agrícola nos estados do Nordeste. Na Paraíba, por exemplo, devido aos fatores edafoclimáticos, as áreas em que a exploração é viável na se restringe ao litoral, em média a um trecho de 50 km da costa, o que limita a expansão de áreas de cultivo de cana-de-açúcar.
No entanto, segundo José Inácio de Morais Andrade, diretor da ASPLAN (Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar da Paraíba), esse cenário pode ter mudanças. Com a interligação de bacias hidrográficas e com as obras da Transposição do Rio São Francisco, próximas a serem concretizadas, os rios Paraíba e Mamanguape serão interligados através do Canal das Vertentes Litorâneas. “Estas obras vão possibilitar o cultivo de terras ainda não exploradas, resultando em uma expansão de até 16.000 hecares em áreas cultiváveis. Tudo vai depender das condições de mercado.”

PRÓXIMA SAFRA - Mas, pensando no curto prazo, ainda existe o risco de fechamento de algumas usinas em razão da crise recente no setor. “Esperamos uma melhor cotação para o preço da cana pago ao fornecedor. Com a volta da CIDE e o aumento da gasolina, esperamos um melhor preço, um valor que se aproxime a realidade do custo de produção. Somando-se a isto, tivemos duas safras de seca e ainda uma super oferta de açúcar no mercado mundial, contribuindo para o baixo valor de nossa matéria-prima”, explica Andrade.
Mas o clima tem ajudado o setor na Paraíba. Por isso, “acreditamos que os resultados positivos desta safra [2014/15] se repitam no ciclo 2015/2016, contando que ocorram chuvas regulares como nesta safra.”
A próxima safra paraibana de cana deverá começar em julho de 2015 e se estenderá até março de 2016. A estimativa de produção para safra 2015/2016 é de aproximadamente 7 milhão de toneladas.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.