As características do Emerald, a semente de cana artificial que já forma canaviais comerciais
13-11-2019

Esse é o Emerald: um tecido vegetativo trabalhado industrialmente, encapsulado, recebe tratamentos químicos, hormônios e cera
Esse é o Emerald: um tecido vegetativo trabalhado industrialmente, encapsulado, recebe tratamentos químicos, hormônios e cera

Como tem similaridade com o milho, a melhor janela de plantio do Emerald vai de outubro até abril, dependendo da região

Até dezembro de 2019, a Syngenta vai plantar 21 campos de demonstração com o Emerald, sua semente artificial de cana, replicando em escala comercial. Esses campos abrangem 75% dos grupos sucroenergéticos.

Mas quais são as características do Emerald? Segundo Leandro Amaral, diretor Unidade de Negócios Cana – Syngenta Seeds, a semente artificial de cana tem vida útil bem maior que o Plene (a tecnologia lançada pela Syngenta em 2008) – “entre guardar a matéria-prima e industrializar tem-se um prazo de dois meses, o que permite ter flexibilidade na cadeia de demanda e produção. O que facilita o plantio nas usinas. Como tem similaridade com o milho, a melhor janela de plantio do Emerald vai de outubro até abril, dependendo da região. Época que apresenta maior fotoperíodo e umidade, contribuindo para o melhor desenvolvimento do material.”

Amaral salienta que Emerald apresenta boa resistência em relação à falta de chuva. Não havendo necessidade de irrigação, desde que plantada na janela ideal. “Não irrigamos em nenhuma das áreas que plantamos e a resistência apresentada está bem melhor do que esperávamos. É claro que se ficar 20 dias sem chover, o plantio deve ser adiado, como ocorre na cultura do milho. Mas como a máquina é pequena e simples, a capacidade de plantio é grande. Choveu, volta a plantar. Aí planta rapidamente. É como no cerrado. Em 20, 30 dias, os produtores plantam quase que a safra inteira de soja.”

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NO ESPECIAL CANAONLINE – INOVAÇÕES INCREMENTAM O SETOR –

http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-62-portal-canaonline-outubro-novembro-2019.html